Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/05/2022

Mitos (319) - Nacionalismo só com um corno

Unicórnios na newspeak são as startups tecnológicas, não cotadas em bolsa, avaliadas em mais de mil milhões de dólares. De acordo com a Complete List Of Unicorn Companies da CBInsights há no total mais de 1.000. Apesar da obsessão dos mídias domésticos com os unicórnios portugueses, em boa verdade, eles são mais raros do que o lince da Serra da Malcata e ainda assim os poucos que se podem encontrar só se podem considerar portugueses se o critério for a nacionalidade de algum dos fundadores.

Can Silicon Valley still dominate global innovation?

Como se pode ver nos diagramas acima, nenhuma cidade portuguesa está no mapa-mundo dos unicórnios. De facto, dos sete unicórnios portugueses recenseados pela AICEP (Farfetch, OutSystems, Talkdesk, Feedzai, Remote, SWORD Health, Anchorage Digital), um já não é classificado como tal (Farfetch que já está cotada) e os outros seis estão sedeados em cidades americanas: Boston, São Francisco (3), São Mateo e Nova Iorque.

O que a AICEP escreveu «Portugal já tem mais unicórnios que Espanha, Grécia e Itália juntos», não faz sentido porque Portugal não tem unicórnio nenhum e os nacionais dos países citados, tal como os portugueses, têm mais unicórnios do que os sedeados nesses países. É o nacionalismo ridiculamente saloio do costume muito cultivado entre nós, a começar por S. Ex..ª, o papagaio-mor do reino, e a acabar no político ou no jornalista mais incógnito.

Sem comentários: