Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/05/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (14)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

A geringonça municipal como antena putinesca

Primeiro, ficaram a conhecer-se os episódios da delação persistente pela câmara de Lisboa presidida pelo Dr. Medina, candidato a sucessor do Dr. Costa, dos dados pessoais dos organizadores de manifestações a várias embaixadas, nomeadamente à da Rússia de Putin.

Agora foi a vez da câmara de Setúbal, presidida por comunistas, que tem russos putinescos na Linha Municipal de Apoio aos Refugiados os quais pediram cópias dos passaportes e informações detalhadas aos refugiados ucranianos sobre os seus familiares na Ucrânia.

A solução dos socialistas para as falhas do socialismo é mais socialismo e mais Estado Sucial

A despesa pública total ultrapassou em 2021 os cem mil milhões de euros (101.727 milhões) graças ao aumento das despesas correntes já que as despesas de capital voltaram a diminuir para 8 mil milhões por força do expediente que tem feito do investimento público a autoestrada mexicana do PS.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Não chegam os dedos das mãos e dos pés para contar as vezes que o antigo ministro da Economia anunciou durante seis anos a venda da EFACEC. O actual não lhe quer ficar atrás e já entrou na corrida tendo dado a Boa Nova quase todas as semanas, a última delas na quinta-feira passada anunciando o feliz desenlace para o fim de Junho. Tomai nota.

No Estado Sucial não há conflito de interesse. Há interesses em conflito

O ex-ministro Siza Vieira que anunciou, em vão, vezes sem conta, a venda da EFACEC nunca anunciou o seu envolvimento na concessão da nacionalidade portuguesa ao oligarca Abramovitch cujas ligações à comunidade sefardita devem ser mais ténues do que as deste vosso escriba – como é conhecido a partir da sexta ou sétima iteração é quase impossível não encontrar um elo de ligação entre duas pessoas quaisquer.

«Em defesa do SNS, sempre»

As Urgências do Hospital de São João no Porto receberam 1.022 “utentes” na segunda-feira da semana passada, afluxo que, não obstante contar com apenas 53 testes positivos, foi prontamente atribuído pelo jornalismo de causas a um novo surto da Covid. Enquanto isso, ninguém se questiona seriamente sobre as causas da afluência às urgências na sua maioria por casos sem gravidade.

Como mais uma presumível consequência da paixão socialista pelo SNS, os sistemas e os técnicos informáticos dos hospitais estão completamente impreparados para lidar com o cibercrime. O hospital Garcia de Orta que foi alvo de um ataque há três semanas continua sem acesso aos sistemas e a recorrer ao papel.

No ano passado, as viaturas do INEM estiveram sete mil horas inoperacionais, dos quais 5.400 horas por falta de tripulação, o valor mais alto desde 2014.

«Roma não paga a traidores»

Um apparatchik socialista foi nomeado vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Poucos dias depois foi «desnomeado» porque alguém se lembrou que tinha criticado o primeiro governo do Dr. Costa.

Lisboa deixará de ter o exclusivo da «Exponoivos para startups»

«Exponoivos para startups» foi como o fundador da Remote, o quinto unicórnio lançado por portugueses, se referiu à Web Summit. Pois bem, entre 2016 a 2028 os contribuintes portugueses pagarão 110 milhões de euros para terem em exclusivo a Exponoivos do Paddy, exclusivo que termina com a chegada da Web Summit ao Rio de Janeiro a partir de 2023 e até 2028, evento que os brasileiros baptizaram expressivamente de «megafestival de tecnologia». A circunstância de vir a ter lugar no Rio não em S. Paulo diz muito sobre os propósitos turísticos da Exponoivos do Paddy.

Take Another Plan

O Dr. Pedro Nuno Santos, sócio em comandita da TAP, anunciou que este ano a sua empresa só vai ter 54 milhões de euros de prejuízo. Tomai nota.

Depois de ter despedido trabalhadores a prazo para fazer o pico no plano de reestruturação, a TAP vai voltar a contratar 254 tripulantes de cabine anteriormente despedidos.

Boa Nova

O Dr. Pedro Nuno Santos, que acumula sócio em comandita da TAP com a CP, anunciou pela enésima vez que a linha do Algarve estará toda electrificada até 2024. Tomai nota.

Choque da realidade com a Boa Nova

Depois de vários anos a anunciar, em disputa com o seu rival Dr. Medina, programas de renda acessível para resolver o problema da habitação, o Dr. Pedro Nuno Santos anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar o que «está a ser feito pela Europa fora, o que está a funcionar e o que não está» em matéria de habitação.

O Dr. Centeno afinal não é pomba, é falcão com cagaço

Dr. Centeno que começou por enfiar o chapéu de pomba e exortar os “falcões” do BCE a manterem as taxas baixinhas e o alívio quantitativo, corrigiu o tiro e alinhou com os falcões, desde que eles ficassem parecidos com as pombas.

O que é hoje verdade, amanhã pode ser mentira

Lembram-se que o governo do Dr. Costa travou a exploração do petróleo no Algarve em 2016? A semana passada o ministro da Economia que acumula com o Mar e em 2018 achava que não valia a pena investir em Portugal, a semana passada garantiu que o interesse pela exploração offshore de gás natural no Algarve poderia ressuscitar.

É oficial. O elevador social está avariado

Segundo o BdP, apenas 10% dos filhos de pais pobres com qualificações até ao 9.º ano conseguem concluir uma licenciatura. Que outra coisa se poderia esperar de um sistema de ensino infectado pelo áctivismo politicamente correcto promotor das teorias do género e da sexualidade alternativa?

O estado do Estado sucial administrado pelos socialistas

Um estudo do Conselho das Finanças Públicas, concluiu que 33 das maiores empresas públicas têm capitais próprios negativos, isto é, estão falidas e que um quinto das garantias concedidas pelo Estado se destinam às empresas públicas.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

O indicador diário da actividade económica do BdP em Abril despertou um optimismo que em Maio está revelar-se sido excessivo com valores que são metade dos anteriores.

A última emissão de OT a oito anos foi feita com uma yield 0,7 pontos percentuais mais elevada do que a de dez anos em Fevereiro.

Vítor Bento, presidente da APB, talvez o banqueiro mais próximo de ser classificado como politicamente independente, considera a recessão como «um cenário que não pode, nem deve, ser excluído, sobretudo depois de os EUA terem dado sinais de ter entrado em recessão».

Sem comentários: