Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/05/2022

O que faz a democracia são as instituições

O Cabinet Office é uma espécie de secretariado do governo do Reino Unido que apoia o primeiro-ministro e os ministros. Tem vários departamentos e cerca de 8.000 funcionários, na maioria funcionários públicos (civil servants).

Um desses funcionários é Sue Gray que é a Second Permanent Secretary to Cabinet Office e nessa qualidade foi encarregada de dirigir o inquérito ao "partygate", as festas na residência oficial do primeiro-ministro em Downing Street em que foram alegadamente violadas as regras do confinamento.

Foi publicado há dias o relatório final de 37 páginas com fotos dos eventos investigados. A conclusão principal foi:
«Qualquer que seja a intenção inicial, o que aconteceu em muitas dessas reuniões e a maneira como elas se desenvolveram não estava de acordo com as orientações da Covid na época. Mesmo levando em conta as pressões extraordinárias que os funcionários e assessores sofreram, as constatações factuais deste relatório ilustram algumas atitudes e comportamentos inconsistentes com essa orientação. Também fica claro, a partir do resultado da investigação policial, que um grande número de indivíduos (83) que participaram desses eventos violou os regulamentos da Covid e, portanto, as orientações da Covid.»
O relatório sublinha ainda que «a liderança sénior no centro, tanto política quanto oficial, deve assumir a responsabilidade por essa cultura» (de acreditar que estavam dispensados de cumprir as regras).

Transportemos estes acontecimentos para o Portugal dos Pequeninos com o Dr. Costa e os seus boys a organizarem parties em S. Bento durante a parte mais feroz do confinamento. Caro leitor, consegue imaginar ter lugar um inquérito? Em particular, consegue imaginar um funcionário público a dirigir o inquérito? E, já agora, consegue imaginar um inquérito dirigido por um funcionário público chegar a estas conclusões que podem levar à queda do primeiro-ministro? 

Não consegue? Eu também não. É a diferença entre uma democracia plena e uma democracia avariada

[Apesar de um relatório como este ser impensável entre nós, para os melhores padrões jornalísticos britânicos pelos vistos deveria ser mais rigoroso e independente - leia-se, por exemplo, Sue Gray produces a patchy account of the Downing Street parties - o que nos leva a confirmar, se houvesse dúvidas, que uma imprensa profissional e independente é uma peça essencial da democracia.]  

Sem comentários: