Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/03/2022

Mitos (318) - Diferenças salariais entre homens e mulheres (13)

Outros mitos sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres

A propósito do Dia das Mulheres multiplicaram-se os artigos sobre este tema, por exemplo este: Mulheres ganham menos 460 euros por mês do que os homens na Caixa Geral de Depósitos, que é particularmente ridículo porque todos os empregados bancários estão sujeitos ao CCT dos trabalhadores bancários e aos acordos específicos do respectivo banco e nem no primeiro nem nos segundos existe qualquer critério relacionando salários com o sexo, o que de resto seria legalmente proibido. 

Portanto, mais uma vez o que está em causa não são as desigualdades salariais, é a a especialização sexual que durante toda a história e até à generalização da pílula e da legalização do aborto "condenou" a esmagadora maioria das mulheres a "donas de casa", um papel desvalorizado pelo feminismo militante ainda que muito mais exigente do que a maioria das profissões dos respectivos maridos. Agora tudo isso é história, porque nas últimas décadas as mulheres abandonaram os "lares" chegaram em legiões ao ensino e hoje são a maioria dos estudantes universitários, têm em média melhores resultados e representam uma maioria crescente dos graduados. 

Do que ninguém fala é das possíveis causas que explicam os melhores resultados das mulheres - no passado já se escreveu aqui no (Im)pertinências sobre este tema (por exemplo aqui e aqui). Ainda veremos o dia em que os militantes da "identidade de género" preconizarão a discriminação positiva dos homens para promover a "igualdade dos géneros". Por isso estas políticas igualitárias de engenharia social são como as políticas demográficas do Partido Comunista Chinês que começou por proibir mais de um filho e agora viu-se forçado a promover primeiro pelo menos dois filhos e actualmente pelo menos três filhos.

Sem comentários: