Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/03/2022

SERVIÇO PÚBLICO: Putin e a invasão da Ucrânia vistos pelo antigo MNE da Rússia

Excerto da entrevista do FT a Andrei Kozyrev, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia desde Outubro de 1990 a Janeiro de 1996.

«Kozyrev acredita que Putin ainda pensa que está agindo racionalmente. Não razoavelmente, esclarece Kozyrev, mas racionalmente. Regimes autoritários “não podem ser sustentáveis ​​sem esses tipos de agressão formal. Porque eles são instáveis ​​por dentro”, argumenta Kozyrev. Além disso, ele acha que Putin passou a acreditar que o povo ucraniano realmente quer ser libertado por Moscovo.

“Ele acredita em todas aquelas mentiras que sua propaganda alimenta o povo russo.” (...)

Kozyrev rejeita a ideia de que Putin não possa reverter o curso na Ucrânia. “Eu não compro toda essa conversa de que ele não pode recuar. Para [Joe] Biden, [Boris] Johnson, os políticos ocidentais, recuar significa que você perderá a opinião pública”. Putin não tem essa preocupação.

Kozyrev acredita que as atuais sanções dos EUA, UE e Reino Unido são eficazes, mas que todas as medidas de retaliação à disposição do Ocidente deveriam ter sido implementadas imediatamente e ao mesmo tempo.

“Se você luta com [Putin], você tem que socar o mais forte que puder no primeiro soco. Não escale, faça tudo de uma vez.”

Kozyrev também rejeita as alegações de alguns oligarcas russos e seus associados de que são impotentes para influenciar o presidente russo, aludindo às sangrentas e implacáveis ​​guerras de privatização da década de 1990. “Agora que seus ativos estão sob pressão, eles vão se lembrar disso”, diz ele sombriamente. “Essas coisas voltam.”

Sob as sanções económicas mais amplas, a população russa sofrerá, mas é um mal necessário, diz ele. “Infelizmente para acordá-los é preciso criar uma situação” em que frigorífico vazio fure a propaganda que passa na TV, diz. (...)

Discutimos se o público russo é responsável pelas atrocidades que ocorrem na Ucrânia, ou se eles também são vítimas do regime autoritário de Putin.

“Foi um dos profetas, eu acho, que disse que as pessoas merecem os governantes que têm”, diz Kozyrev. “Esses tipos que estão lutando agora no exército russo – de onde eles vêm? Eles vêm do povo”.

Mas muitos desses soldados não sabiam para onde estavam indo, respondo.

“É como a Alemanha nazista”, diz Kozyrev. “É claro que nem todos na Alemanha eram nazistas. Mas no final uma nação inteira teve que cair em si e enfrentar a responsabilidade mais ou menos.”»

1 comentário:

Anónimo disse...

Os servos de M. de La Palisse não teriam escrito melhor.