Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/03/2022

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (56) - Qual a letalidade do Covid-19? (11) O caso de Portugal dois anos depois

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva e é uma continuação de Qual a letalidade da Covid-19? (9) e Qual a letalidade do Covid-19? (10)

Recordando a distinção entre taxa de letalidade, que relaciona o número de óbitos com o número de infectados, e a taxa de mortalidade que relaciona o número de óbitos causados por uma epidemia com a população, num caso e noutro com referência a uma determinada área (mundo, pais, região, cidade, etc.).

Recordando também as patetices (nalguns casos pura manipulação) que os mídia publicaram no início da pandemia garantindo por exemplo que a Covid mataria 26 vezes mais do que a gripe.

O que dados estatísticos mostram é um realidade completamente diferente.

Por várias razões que vão desde a menor gravidade das novas variantes do SARS-Cov-2 (o Ómicron é pouco mais grave de que a gripe comum), uma parte das pessoas de risco (idade e comorbilidades) já faleceram, evolução do conhecimento médico e de novas terapias e percentagem crescente de vacinados, o certo é que actualmente a letalidade total da Covid está em 0,64%, dentro do intervalo da gripe asiática (H2N2) e menos de metade da gripe espanhola (H1N1).

4 comentários:

Anónimo disse...

Impossível conhecer a taxa de letalidade. Se a presença ou vestígio de um coronavírus basta para atribuir a morte à gripe chinesa, estamos conversados.
É um embuste gigantesco que serviu para testar uma nova tecnologia em cobaias engajadas com base numa fraude.

Bilder disse...

Ainda há disso do covid? nos telejornais(e afins) só se fala agora da guerra.

Anónimo disse...

A covid acabou. Vi o José Rodrigues dos Santos na estação de caminho-de-ferro de Lviv, com tanta gente que só se conseguia caminhar à cotovelada. E ninguém usava máscara, nem sequer o José. Portanto, claro é galinha o põe.

MéMé disse...

O Pudim acabou com o covid e com a seca, só não conseguiu acabar com os que gostam de malhar no Chega 😂