Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/03/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (6)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Doravante as Boas Novas serão pura propaganda

Ainda a procissão das sequelas da invasão da Ucrânia vai no adro e já o BCE prevê que na Zona Euro a inflação pode subir até 7,1% e o crescimento cair para 2,3%, metade do crescimento em 2021. Por cá a estimativa rápida do INE aponta para uma inflação de 4,2% em Fevereiro.

Quanto à balança comercial, cujo défice em Janeiro teve um aumento homólogo de mil milhões de euros, com o aumento do preço dos combustíveis só pode degradar-se mais e voltar a ter um padrão de défice crónico, como até ao resgate obra do governo do Sr. Eng.

Estas perspectivas sombrias não impedem que a boa vontade da imprensa do regime faça títulos como «Guerra na Ucrânia não trava economia portuguesa, que entra em março a crescer mais de 14%», título baseado no indicador diário de actividade económica do BdP da primeira semana de Março deste ano comparada com a mesma semana do ano passado em plena crise pandémica. Aliás, não só as perspectivas sombrias não impedem como, à medida em que a economia e o país definhem mais, os esforços de produzir boas novas se exacerbarão.

Temos estes princípios. Se não gostarem temos outros

A semana passada veio a saber-se que a berloquista Dr.ª Mariana Mortágua, deputada em regime de exclusividade, recebia emolumentos da SIC para fazer comentário político, emolumentos que segundo a regra vigente do parlamento só poderiam ser recebidos no caso de comentário nos jornais. Não sabia, disse ela. Por incrível que possa parecer, os emolumentos foram a título de direitos de autor, sem esquecer a bandalheira de um profissional da política participar numa espécie de tempo de antena suplementar do seu partido e ser pago por isso.

Quem teve sorte de não ser atropelado pela nova regra foi o Dr. Costa, na sua persona de presidente da câmara, a quem o Dr. Pacheco Pereira, uma personagem que exala virtude, ofereceu um púlpito no seu programa Quadratura do Círculo para o ajudar na campanha para enxotar António José Seguro de secretário-geral do PS, participação que valeu ao Dr. Costa um emolumento mensal de maior valor do que a sua retribuição como presidente da câmara de Lisboa e ao Dr. Pereira valeu mais tarde um lugar (prestigiado mas não remunerado, sim que o Dr. Pereira não se vende por um prato de lentilhas) de administrador da Casa da Música.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Não, não estamos, nem mesmo mais do que a Zona Euro que o ano passado cresceu 5,3%, o mesmo que a UE 27, e a economia portuguesa cresceu 4,9%.

O PS não nos trouxe o socialismo, trouxe-nos um capitalismo paroquial dependente do Estado sucial 

Uma a uma as empresas cotadas que faziam parte do índice PSI 20 foram saindo por não cumprirem as regras de dispersão e de capitalização bolsista, capitalização que passa a ser de 100 milhões, pelo que o PSI 20 passará a PSI 15 com a saída da Novabase, Pharol, Ramada e Ibersol. Por comparação com Espanha, a 15.ª empresa do IBEX 35 tem uma capitalização bolsista de quase 10 mil milhões de euros, cem vezes o mínimo do PSI 15.

É possível enganar toda a gente durante algum tempo, é possível enganar todos algum tempo, …

O Dr. Leão estimou em Setembro do ano passado o custo até então das medidas de resposta à pandemia em 30 mil milhões de euros. Estimativas posteriores do CFP, do TdC e da UTAO apontaram para valores muitos inferiores e agora as estimativas da rede internacional de Conselhos das Finanças Públicas apontam para o equivalente a 4% do PIB em dois anos ou seja menos de 8 mil milhões de euros, fazendo do governo do Dr. Costa o que menos gastou no apoio a economia. É claro que sobre estas acções de agitprop do governo não há nenhum fact checking.

Wishful thinking

Capitalismo dependente do Estado sucial e paroquial? Não será um exagero? Talvez não, quando se sabe (sabe o Expresso) que os líderes das confederações patronais têm esperança que sem a geringonça se encontrem consensos, como alterações à TSU e redução do IRC.

Take Another Plan

A Ryanair anunciou que vai cancelar no próximo Verão 19 rotas e 5 mil voos por não lhe terem sido cedidos os slots que a TAP vai libertar. Entretanto, a TAP cobra por um voo directo Lisboa-Rio praticamente o dobro de um voo Madrid-Rio com escala em Lisboa, pelo que é preferível ir de Lisboa a Madrid para embarcar nesse voo, como fez um dos meus filhos a semana passada.

Boa Nova

O governo anunciou que vai reduzir o ISP para compensar o aumento do IVA com a subida dos preços dos combustíveis. Recuando a Novembro do ano passado, o Autovoucher prometia devolver 133 milhões e até agora apenas devolveu 26 milhões. A redução do ISP é mero ilusionismo porque a factura fiscal permanece a mesma visto que aumentando os combustíveis aumenta o IVA e a redução temporária do ISP mantém tudo na mesma.

Está a chegar a factura do quadro de honra das energias renováveis

Com o aumento do preço dos combustíveis, que já começara antes da invasão da Ucrânia e se está a agravar extraordinariamente com as sanções à ditadura putinesca, só foi preciso esperar alguns meses para ver os efeitos do fecho das centrais a carvão de Sines e do Pego que asseguravam a continuidade da produção de electricidade que as centrais eólicas e solares não podem conseguir. Dez milhões de euros por dia é o que se estima das importações de electricidade espanhola, em cima dos preços contratados exorbitantes da electricidade das eólicas mais antigas que chegam a atingir dezenas de vezes os valores dos últimos leilões.

Sem comentários: