Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/03/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (8)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Dr. Costa goes to Brussels

Há anos que se especula um suposto desejo recalcado do Dr. Costa de ter um posto em Bruxelas. E porque não? Se o Eng. Sócrates foi para Paris e o Eng, Guterres e Dr. Sampaio para Nova Iorque, porque não o Dr. Costa para Bruxelas. Assim parece, quando se vê que alinhou no governo os candidatos à sua sucessão e colocou por baixo de si próprio (salvo seja) um secretário de Estado dos Assuntos Europeus, et pour cause.

Diferentes mas iguais

É o primeiro governo do Portugal dos Pequeninos com tantos cromossomas XY quantos XX, se não contarmos com o Dr. Costa, que para se conseguir a paridade completa deveria ser hermafrodita. Segundo o critério de Mme Giroud (a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres seria alcançada quando uma mulher incompetente fosse preferida a um homem competente), com este governo e sem o Dr. Costa atingiu-se finalmente a igualdade entre os sexos a que chamam "géneros".

No final de contas, importa pouco a composição do novo governo

Em todo o caso, há alguns membros que se destacam. Uns pela sua inexistência, como a Dr.ª Antunes, na Agricultura ou a Dr.ª Abrunhosa, na Coesão Territorial. Outros pela persistência na asneira, como o Dr. Pedro Nuno, nas Infraestruturas (vai acabar o trabalho que começou na TAP). Outros pelo contributo que podem dar à construção do Estado sucial, como o Dr. Costa Silva, na Economia, que num país aspirado pelo Estado defende «mais Estado na Economia». Um destaque especial para o Dr. Adão e Silva, na Cultura, que à sua escala e mutatis mutandis poderia fazer o papel de uma espécie suave de ministro do agitprop socialista.

Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Não, não estamos. Os dados de 2021 do Eurostat mostram que o PIB per capita PPC português desceu de 76% para 74% da média da UE, é o sétimo mais baixo e foi ultrapassado pela Polónia e a Hungria. Apenas em alguns anos a Roménia, a Letónia, a Croácia e a Eslováquia, sobreviventes do colapso do império soviético, irão também ultrapassar o Portugal dos Pequeninos sobrevivente de um Estado sucial governado por sucialistas.

No Estado Sucial não há conflito de interesse. Há interesses em conflito

A SIRESP, empresa pública que gere o sistema de comunicações de segurança e emergência (sim, esse mesmo que falhou rotundamente os incêndios de 2017), segundo a sua administradora, está a favorecer num concurso de 100 milhões, pela mão de um secretário de Estado, a Motorola, actual fornecedora dos serviços.

«Estamos preparados»

Os serviços de urgências dos hospitais estão novamente em ruptura e não, não é por causa da pandemia que neste momento já não é um problema. Segundo o director das urgências do Hospital de S. João, o problema é o «excesso de procura», o que no linguajar do SNS significa o défice de oferta. No Sul, o problema são as «falsas urgências», o que no linguajar do SNS significa que pessoas que não encontram resposta nos centros de saúde procuram desenrascar-se nas urgências. É relativamente claro que este problema nunca será resolvido num sistema burocrático centralizado atestado de profissionais sem motivação e gerido por gente incompetente, que procurará explicações na "falta de recursos" e na falta de "civismo" dos clientes, a quem chamam "utentes".

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Em consequência de mais uma alteração ao Código do Processo Penal, a justiça penal está à beira do colapso como explica aqui o prof. Menezes Leitão. Por falar neste Código, sabeis que já teve 29-versões-29 desde 2004 (ainda há quem diga que não há inovação em Portugal)? Porquê? perguntareis. Há duas respostas simples: (1) incompetência e (2) criação de alçapões por onde os acusados do regime possam escapulir. A explicação mais provável é que se trate de uma mistura das duas.

Para ajudar ao colapso da justiça penal, os tribunais dizem-se em «risco de ruptura por falta de funcionários» e os tribunais de Lisboa dizem-se em racionamento de papel.

O sucesso sucialista é feito de robalos e de roubá-los

Para quem tenha má memória, recordo que o Dr. Armando Vara, um amigo do peito do Eng. Sócrates que encomendou a sua nomeação para administrador da Caixa ao Dr. Teixeira dos Santos, que substituiu o Dr. Campos e Cunha que recusara a encomenda. Uma vez na Caixa, o Dr. Vara em associação com o Dr. Santos Ferreira fez a Caixa comprar acções do BCP em colusão com o Dr. Berardo e outros a quem a Caixa financiou com esse propósito, após o que se mudaram ambos para a administração do BCP onde prosseguiram a sua missão de colocar a banca ao serviço do sucialismo. Um dos serviços  menores prestados foi o financiamento de um negócio de sucata pelo qual o Dr. Vara admitiu em tribunal ter recebido uma caixa de robalos. O tribunal condenou-o a cinco anos o que, admito, é uma pena pesada para uma caixa de robalos, e mais tarde a dois anos por branqueamento de capitais. Foi a propósito desta última pena que se concluiu que o Dr. Vara recebe a subvenção vitalícia como deputado que acumula com pensão da SS, tudo por junto mais de uns bem merecidos 8.500 euros. Ditosa pátria que tal filho teve.

A chave do Dr. Costa abre a porta do racionamento

O Dr. Costa, como qualquer socialista, perante o aumento dos preços dos combustíveis defende o a fixação do seu preço ou então a redução do IVA o que sendo uma ideia aparentemente boa tem um pequeno problema, a saber: a dimensão pantagruélico do Estado sucial exige impostos altos para o pagar, de onde, se reduzir o IVA dos combustíveis, tem de aumentar outros impostos.

Take Another Plan

Lembram-se como o hub do aeroporto de Lisboa era importantíssimo e atraía a inveja de tudo quanto era operador de aviação? Pois bem, terminou o prazo para entrega de manifestações de interesse nos 18 slots disponível na Portela e os únicos interessados foram duas low cost: Ryanair e easyjet Todos os grandes operadores desde a Air France-KLM à Iberia-BA passando pela Lufthansa não estão interessados. Entretanto, a Ryanair anunciou que vai cancelar no próximo Verão 19 rotas e 5 mil voos.

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

A EFACEC foi nacionalizada há quase dois anos e está desde então para ser vendida todos os meses. O prejuízo de 2021 que era para ser de 60 milhões passou a 189 milhões e as garantias que o Banco Português de Fomento de 99 milhões são ilegais. A EFACEC é um case study das intervenções sucialistas em empresas inviáveis onde se torra capital que escasseia para as empresas viáveis. O Banco de Fomento é outro case study, das entidades financeiras que deveriam dedicar-se ao investimento de risco em startups inovadoras e acabam em fazer investimento a fundo perdido em empresas sem futuro.

Não é ainda o fim. É apenas o princípio do princípio

A taxa média ponderada da dívida pública emitida em 2020 atingiu o mínimo de 0,5%. Desde então tem vindo a subir e em Janeiro deste ano é 1,1%, mais do dobro de 2020. Quanto ao endividamento da economia aumentou em 2021 quase 17 mil milhões de euros para 768,1 mil milhões. É um bom começo.

Sem comentários: