Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/03/2022

A melhor maneira de combater a mentira é confrontá-la com a realidade

Entre as justificações dos devotos do Czar Putin para a invasão da Ucrânia pelos seus exércitos  encontramos as "provocações" do governo americano anunciando a invasão antes dela acontecer, antecipando até datas. É claro que é uma ideia pueril porque pressuporia que o Czar teria uma mente adolescente o que vindo dos seus devotos é uma contradição nos termos, além de não ter nenhuma aderência aos factos publicamente conhecidos que mostram uma preparação da invasão com meses de antecedência - os primeiros sinais remontam a Outubro.

O que explica então a divulgação antecipada inabitual pela administração americana de imensa informação normalmente secreta? Desde logo porque seria inútil tentar manter secreta informação que em parte já era pública. Depois porque «ao divulgar os projetos de Putin, corroborados por imagens de satélite publicamente disponíveis, o governo o impediu de dividir a NATO e o público americano e construir um pretexto para sua agressão. Pode até ter atrasado sua invasão, que começou em um ataque matinal em 24 de Fevereiro.»  Foi como usar a realidade contra Putin, tentando evitar que a verdade fosse a primeira vítima da guerra, como é costume dizer-se.

1 comentário:

Oscar Maximo disse...

Tão pueril como dizer que Teixeira dos Santos chamou a troika a pedido do PSD.