Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/03/2022

SERVIÇO PÚBLICO: A tirania não tolera imprensa livre. A do Czar Putin não é excepção

Marina Ovsyannikova a furar o blackout putinesco

 «Há seis meses, fui obrigado a deixar a minha casa na Rússia para evitar a ameaça de prisão. O meu crime? Ser jornalista independente. Há três anos, criei o Proekt, um site de reportagem de investigação, que fez cair sobre mim e sobre a nossa equipa toda a força do aparelho repressivo criado por Vladimir Putin para silenciar os meios de comunicação social críticos.

Primeiro, fomos acusados de difamação criminosa. Eventualmente, após ter sido detido e interrogado em várias ocasiões, o Proekt foi declarado “organização indesejável” com a maioria dos nossos funcionários, eu incluído, a ficar com o rótulo de “agentes estrangeiros” – a nossa empresa está registada nos Estados Unidos, pelo que qualquer salário pago aos nossos funcionários conta como financiamento estrangeiro. Há seis meses, perante a inevitável ameaça de uma pena de prisão, exilei-me nos Estados Unidos.

Desde então, tenho continuado a minha missão a partir do estrangeiro e criei uma redacção de investigação em língua russa. Até ao momento da invasão da Ucrânia, sabíamos que os russos podiam aceder às nossas reportagens na Internet. Agora, isso está a tornar-se cada vez mais difícil, uma vez que o processo de supressão de vozes independentes que o Kremlin iniciou há cerca de uma década atingiu novas dimensões totalitárias.

Em casa, na Rússia, qualquer jornalista disposto a chamar “guerra” ao que está a acontecer na Ucrânia tornou-se inimigo do Presidente russo, podendo ser alvo de uma nova lei que visa desmascarar “notícias falsas", que ameaça com uma pena de prisão de até 15 anos.»

Excerto do depoimento de Roman Badanin publicado no Público

1 comentário:

Anónimo disse...

Ahaha! Anda tudo tapado com propaganda.
Covid, Trump, Ucrânia...tudo afinadinho. Que maravilha ver jornais, TV's, blogues, casados e em unanimidade.
Temos que acreditar no spin dos países que invadiram o Iraque e mataram centenas de milhares de pessoas porque tinham armas de destruição maciça, entre muitas outras patifarias que incluiram assassinar Chefes-de-Estado de países estrangeiros.
Todas as potências em guerra, controlam a informação. Ninguém quer perder uma guerra na sua própria casa, cedendo à propaganda do inimigo. É este o contexto em que se deve ver esta notícia.
Infelizmente a Europa e os EUA já nem precisam de guerras para instituir censura. Já dá cadeia dizer que um preto é preto ou que quem tem testículos é homem. Dar lições aos russos? Tenham dó.