Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/09/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (49) - Em tempo de vírus (XXVI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O inferno está cheio de boas intenções

Com grande pompa, o governo pela boca do Dr. Costa anunciou a aplicação de rastreio StayAway Covid. Segundo o Expresso, a aplicação foi descarregada 535 mil vezes em três dias, ou seja uns 5% dos portugueses contando com criancinhas de colo e velhinhos. Numa amostra aleatória seria de esperar que cerca de 6%, a taxa actual de casos confirmados, desses 535 mil, ou cerca de 3 mil, inserisse o código de contágio na aplicação. Apenas 7 códigos foram inseridos. Seria de esperar outra coisa? Só por lunáticos que não façam a menor ideia de como funciona a cabeça dos portugueses.

Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros cumpra-se a lei

A DGS resistiu a revelar o parecer técnico para a festa do Avante e só o fez pressionada por S. Ex.ª que aproveita a oportunidade para marcar as suas distâncias ao governo e tentar recuperar alguns votos em fase de emigração. Isto foi para os amigos, mas não se pense que o governo é permissivo em relação a todos os eventos que envolvem muita gente. Nada disso, em Moura a GNR intervém em casamento e só na área de Lisboa a PSP já desfez 600 festas.

Quem diz amigos nas festas, diz amigos nas dívidas. Por exemplo os 35 grandes devedores do Novo Banco herdados do BES que no total representam perdas potenciais de 5,6 mil milhões, empresários amigos do regime cuja identidade não é relevada.

Milagre! A Dr.ª Graça desconfirmou 1.514 confirmados no dia 5...


Avançando no caminho para uma sociedade socialista

No antigo regime havia a Mocidade Portuguesa e a disciplina de Religião e Moral onde as escolas tentavam injectar nas tenras meninges das crianças os princípios do corporativismo e o respeito pela santa madre igreja. Na época só havia dois géneros: o género conforme e o género desconforme. No regime socialista há a Educação para a Cidadania, onde se endoutrinam os alunos em brochuras com duas centenas de páginas que em vez de dois sexos há dúzias de géneros (na última contagem eram 112) e onde se questionam as criancinhas sobre os modelos familiares.

Para fazer face às necessidades crescentes de endoutrinação o ministério vai autorizar escolas que não conseguem ensinar decentemente matemática rudimentar às criancinhas a contratarem 900 «mediadores sociais, assistentes sociais, terapeutas da fala, educadores sociais, mediadores, artistas residentes, técnicos de informática, terapeutas ocupacionais ou animadores socioculturais»
Como se pode ver no gráfico seguinte, em consequência da estratégia adoptada pelo governo, há um excesso de mortes em relação à média das quais só 27% são atribuíveis à pandemia. Os restantes 73% são explicados pelos milhões de consultas e uma centena de milhar de cirurgias que não foram feitas, os efeitos do confinamento e do pânico induzido pela histeria dos mídia nos idosos.

Nos cornos da covid

Estatísticas de causas

Enquanto o INE nos foi dizendo que o desemprego estava a diminuir apesar da população empregada estar a reduzir-se, o IEFP diz-nos que o desemprego está a aumentar: no final de Julho estavam registados 407 mil desempregados, um aumento homólogo de 37%. Agora o INE diz-nos que em Julho a população empregada e a taxa de desemprego aumentaram ambas. A coisa não está fácil.

«Queda monumental»

Já quanto ao PIB as estatísticas são como o algodão, não enganam, pelo menos por enquanto. O consumo privado, o investimento e as exportações caiem e fazem cair o PIB 16,3% no 2.º trimestre.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Só não cai a dívida pública que bateu um novo recorde com 264 mil milhões em Julho.

Sem comentários: