Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/09/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (51) - Em tempo de vírus (XXVIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A «contradição íntima» do Dr. Costa

Foi assim que a ministra da Justiça se referiu ao apoio público ao presidente do Benfica, pela pertença do Dr. Costa, em parelha com o seu putativo sucessor Dr. Medina, à comissão de honra do Sr. Vieira, um candidato acusado de vários crimes e um dos maiores devedores ao Novo Banco e beneficiário de um perdão de 225 milhões.

O plano dos Costas, a derrota histórica das ideias ultraliberais e os amanhãs que cantarão

Numa das suas muitas apresentações da Estratégia para Plano de Recuperação Portugal 2020-2030, o Dr. Costa (Silva) anunciou a «derrota histórica que a realidade impôs a ideias ultraliberais» e postulou que «não é o mercado que nos vai salvar, é o Estado, são os serviços públicos». A um leigo, pode parecer ridículo atribuir a falência do Estado Sucial português às ideias ultraliberais porque se é certo a governação das últimas décadas já foi inspirada pelo comunismo, pelo esquerdismo infantil, pelo socialismo e pela social-democracia, não se encontra o menor vestígio de doutrinas liberais e, quanto ao mercado, tem sido uma espécie de resíduo do Estado Sucial. Porém, o paraministro Dr. Costa (Silva) não é um leigo, é um «engenheiro poeta», é «alguém que aceita fazer um plano destes», como observou Aguiar-Conraria.

Só alguém que aceita fazer tal plano se lembraria de deixar cair a bitola europeia, que só serviria para ligações baratas para exportação, e volta a apostar na alta velocidade Lisboa-Porto que é uma coisa inadiável para fazer reuniões de negócios, como alternativa ao Teams e ao Zoom. Também só alguém com o perfil do Dr. Costa (Silva) estaria capacitado para prever que «vamos piorar antes de melhorar». É certo quanto ao vamos piorar teve a ajuda de S. Ex.ª (ver secção seguinte) e quanto ao vamos melhorar teve a ajuda de todos os visionários que nas últimas décadas prognosticaram amanhãs que cantariam.

«Queda monumental»

Não sendo certo que o pessimismo seja suficiente, em todo o caso o Conselho das Finanças Públicas prevê uma queda do PIB de 9,3% este ano. Tem-se sido dito que o impacto das medidas da pandemia é mais forte em Portugal pelo maior peso do turismo. Também a produção automóvel, destinada em 86% à exportação, caiu este ano 32% até Agosto. O mesmo raciocínio levaria a concluir que a construção, que é um dos sectores menos dependentes da procura externa, deveria estar a cair menos do que na Europa. Na verdade, é o contrário: aumentou 0,2% na zona euro, caiu 0,1% na UE e caiu 4,3% em Portugal,

Os ajudantes dos ministros do Dr. Costa são descartáveis

Foi o Dr. Cavaco, salvo erro, que chamou ajudantes dos ministros aos secretários de Estado, mas é o Dr. Costa que está a dar pleno sentido à expressão com os seus 98 já nomeados, dois por cada vaga.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio e a justiça socialista sabe reconhecer o talento

O que deve esperar uma deputada líder do PS no distrito de Castelo Branco, membro da comissão nacional, mulher do presidente da câmara local e coordenadora do PS para a área do turismo que falsificou documentos e sacou 276 mil euros de fundos europeus destinados a projectos futuros de obras já feitas no passado? Que lhe arquivem o processo por mil euros e não está livre de num Dez de Junho vir a ser condecorada por S. Ex.ª.

Boa Nova

Pela enésima vez o Dr. Pedro Nuno Santos anunciou a disponibilização de casas. Na penúltima vez anunciou 18.660 casas a partir dos imóveis do Estado a incluir no Programa de Arrendamento Acessível, onde diz que iria gastar 2.300 mil milhões de euros, e da última vez anunciou 15 mil. Não se sabe se estas são em vez das outras ou a somar às outras, o que se sabe é que só falta fazer o inventário. Se um dia o pedronunismo suceder ao costismo, só a falta de inventário parará o Portugal do Dr. Pedro Nuno Santos no caminho da prosperidade.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Por falar do Dr. Pedro Nuno Santos, há dois meses, a propósito da compra pela CP de carruagens à Renfe, declarou que Portugal (ele por modéstia omite o seu próprio nome) «pode ensinar a outros Estados estrangeiros e também a alguns privados como fazer bons negócios». Ele tinha toda a razão: a sucata da Renfe veio com amianto.
A última grande obra do Dr. Centeno foi o orçamento suplementar que previa uma queda de 7,5% que afinal veio a ser de 14% até Julho. Vamos ver como se sairá o seu sucessor Dr. Leão a lidar com a «bravata» berloquista de não orçamentar o empréstimo ao Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco.

«Estamos preparados»

A semana passada a aplicação de rastreio StayAway Covid foi descarregada 535 mil vezes em três dias, e apenas 7 códigos foram inseridos. Segundo o Expresso, depois de 18 dias foi descarregada quase um milhão de vezes e só foram inseridos 46 códigos dos quase 7 mil que aleatoriamente seriam de esperar dos quase 70 mil infectados. Para que serve afinal? perguntareis. Para fazer o anúncio, claro.

Faltam computadores? Volta José estás perdoado

Diz o Dr. João Costa, o secretário de Estado para quem o Estado deve fazer o papel do pai e da mãe, que ainda não conseguiu providenciar os equipamentos informáticos para alunos e professores. Pudera, ocupado a fazer o lugar do pai e da mãe o Estado não consegue fazer o seu próprio. Mandem vir o Eng. Sócrates que ele providenciará milhões de Magalhães enquanto o diabo esfrega o olho e ao mesmo tempo melhorará a sua situação financeira já bastante depauperada sem novas entradas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Javardo, Trapaças, Palerma, Matarruano, Penduricalho, Achincalho, Trafulha, Badameco, Burgesso, Pessegada, Cáfila, Bojarda, Chalaça, Pagode, Chiça penico, Birra.
O que me ocorre quando 'mentalizo' (esta é linda) o poeta.

Unknown disse...

Também pela enésima vez : Regime corrupto, de corruptos, para corruptos.
Regime SUCIAlista, em suma.