Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/09/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (39) - Experiências fora da caixa (3)

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva e é uma continuação de Suécia - "É uma questão de liberdade, não de epidemiologia" e de Experiências fora da caixa (1) e (2).

Recapitulando: a Suécia adoptou uma abordagem desalinhada inspirada por uma valorização da liberdade de escolha estranha à cultura portuguesa. Por isso, apesar de ter registado um número de óbitos por milhão de habitantes (580) sempre inferior aos da Bélgica (857), Espanha (650) e Itália (590), a sua experiência foi geralmente vilipendiada pelos mídia portugueses que não apreciam liberdades. 

worldometer

A comparação dos 580 óbitos por milhão de habitantes com os 186 de Portugal é só uma parte da história porque o excesso em relação à média de mortalidade sueco já é inferior ao português, apesar das medidas serem muito menos drásticas. A evolução comparativa mostra o número de diário de novos casos mais estabilizado (comparar gráficos de cima) e o número de morte em decrescimento constante, ao contrário do caso português (gráficos de baixo), acresce que provavelmente a população sueca com imunidade adquirida é muito superior a portuguesa. Sem esquecer que o impacto na economia foi menos pesado na Suécia em que a variação homóloga do PIB no segundo trimestre foi de -7,7%, uma queda que é menos de metade dos -16.3% de Portugal.

Sem comentários: