Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/09/2020

CASE STUDY: Trumpologia (69) - "Na convenção os republicanos preferiram o presidente à realidade"

 Mais trumpologia.

A diferença entre a narrativa de Trump e a realidade é geralmente grande e desde a convenção republicana até às eleições irá certamente aumentar. Só o seu discurso de 70 minutos na Convenção Republicana conteve dezenas de falsidades, meias verdades e exageros, segundo o NYT que comentou cada um desses dislates. É claro que pode sempre dizer-se que isso são distorções dos mídias hostis, mas é uma tolice porque na maioria dos casos qualquer pessoa com dois neurónios não ocupados por teorias da conspiração constata isso. De resto, até os mídias amigos por vezes se desalinham, como a Fox News ao reportar os esqueletos que Michael Cohen desenterra no seu livro "Disloyal, A Memoir: The True Story of the Former Personal Attorney to President Donald J. Trump".

Como é possível que, com tudo isso, os republicanos, para não falar dos devotos de outros países, preferem o presidente à realidade, como escreveu a Economist, ignorando os seus dislates, as suas contradições e o desastre que tem sido a sua administração na resposta à pandemia? Para dar um exemplo trivial das contradições, Trump excita os instintos anti-elites do seu eleitorado demonizando os Ivy Leaguers não obstante o pelotão de trumpistas graduados numa das universidades de Ivy League que o rodeiam (ou rodearam), tais como Jared Kushner, Mike Pompeo, Wilbur Ross, Kris Kobach, Steve Bannon, Ron DeSantis, Kayleigh McEnany, etc.

A razão universal, como aqui referi, é a evolução natural ter conduzido o homo sapiens a um enviesamento da percepção da realidade que o leva a acreditar no que confirma as suas crenças e os seus pré-conceitos. Por isso, a partir do momento que um político ganha a confiança do seu eleitorado este tende a acreditar em tudo e isso é aproveitado por políticos manipuladores que apelam não à razão mas à emoção.

No caso de Donald Trump há razões em particular relacionadas com o seu discurso que podem ajudar a compreender a adesão dos seus adeptos. Um dia destes voltarei a este tema.

Entretanto, os ódios que procura suscitar (veja-se como provoca deliberadamente o áctivismo que funciona como o seu seguro de vida) exaltam ainda mais a fidelidade incondicional dos seus adeptos.

Forecasting the US elections
Apesar das sondagens o mostraram ainda como um provável perdedor, nada está decidido e frente a um candidato democrata fraco e incaracterístico pode bem recuperar até às eleições.

8 comentários:

Afonso de Portugal disse...

«A razão universal, como aqui referi, é a evolução natural ter conduzido o homo sapiens a um enviesamento da percepção da realidade que o leva a acreditar no que confirma as suas crenças e os seus pré-conceitos. Por isso, a partir do momento que um político ganha a confiança do seu eleitorado este tende a acreditar em tudo e isso é aproveitado por políticos manipuladores que apelam não à razão mas à emoção.»

Com o devido respeito, deixe-se mas é de tretas, caro Pertinente. Ninguém acredita ou confia em Trump. Ninguém! Isso é um mito perpetuado pelos canalhas da CNN, da MSNBC e do NYT. Os eleitores de Trump não são estúpidos, nem analfabetos, nem sequer desinformados. A questão é que todos os adversários do candidato Trump são piores do que ele, muito piores do que ele! E as pessoas simplesmente não querem saltar da frigideira para o fogo.

Ai, não são piores do que ele? Muito bem, caro Pertinente... prove-o. Nomeie um adversário de Trump que seja melhor do que ele. Um que seja! E tenha a bondade de nos explicar exactamente porquê e em quê.

É que bater por bater qualquer nabo faz... a seriedade das pessoas não se vê apenas nas críticas que fazem, mas sobretudo nas alternativas que apresentam. Eu aceito pefeitamente que Trump seja mau. Mas não posso aceitar que haja melhor do que ele enquanto não me mostrarem efectivamente alguém melhor do que ele.

Ricardo disse...

Para avançar a agenda "socialista" globalista há claramente gente "mais capaz" meu caro Afonso,e isso não deveria sair da equação em nenhum momento(ainda mais por aqueles que até sabem bem o que significa um regresso dos demo-cratas ao poder na casa branca) quando se avalia o actual inquilino e seus apaniguados.

Ricardo disse...

Dito isto há ainda que referir um sistema completamente subvertido(seja quem for que realmente o controla e subverte) que permite que a discussão pela casa branca chegue a tal situação com tais personagens.

Anónimo disse...

Meu caro, é tudo uma questão de moldura dos dois neurónios.

Quando me diz NYT, eu leio Público, os meus neurónios já apenas conseguem processar progressivismo de esquerda.

Os dois neurónios não são o bastante para concordar com um jornal que não tem credebilidade...

Por isso pravdas há muitos....

Nelson Gonçalves disse...

"Ai, não são piores do que ele? Muito bem, caro Pertinente... prove-o. Nomeie um adversário de Trump que seja melhor do que ele. Um que seja! E tenha a bondade de nos explicar exactamente porquê e em quê. "

Não sei se tem noção que isto é exactamente o que o autor diz quando escreve: "A razão universal, como aqui referi, é a evolução natural ter conduzido o homo sapiens a um enviesamento da percepção da realidade que o leva a acreditar no que confirma as suas crenças e os seus pré-conceitos."

Você, nem Cristo descendo à Terra, o conseguia convencer do contrário.

Anónimo disse...

De um lado Trump: atabalhoado, pró-sionista, com lapsos e exageros – no entanto teve um bom desempenho na vertente económica, “deu nas trombas” ao lúmpen LGBT, aos “progres” neo-marxistas, aos bem-pensantes arrogantes arautos da NOM, como nunca se tinha visto até agora. Mesmo na questão covid19 é demasiado cedo para fazer o balanço final.
Do outro lado Biden: ligado a escândalos sexuais e de corrupção que, se a imprensa não fosse tão desonesta, já o tinham colocado fora da corrida presidencial. (Ainda se lembram do festival que fizeram com a frase “grab by the pussy” gravada muitos anos antes, na tentativa de “queimar” Trump?) Para nem falar na violência, nos motins, saques e incêndios dos BLM, Antifas, e afins, apoiados pelo silêncio de Biden e seus comparsas, mais as feministas do Me Too e os socialistas alucinados como Ocasio, Sanders, Pellosi, etc, etc, etc.
Trump é mau, certamente, mas o outro lado é cem vezes pior!

Afonso de Portugal disse...

@Nelsón Gonçalves

O seu comentário é absolutamente ridículo: eu pedi uma alternativa a Trump, algo palpável e concreto a partir do qual pudéssemos trabalhar. Mas você, em vez de ma providenciar, recorreu à mesma falácia do autor deste blogue, a de afirmar que que as minhas razões são emocionais, em vez de atender ao meu pedido. Pura covardia intelectual da sua parte!!!

E vocês ainda querem ser levados a sério com este tipo de "argumentação" infantil?... Opá, sinceramente, cresçam a apareçam, seus pacóvios armados em gente! Já começa a não haver paciência para vossa constante falta de vergonha e de carácter!

Nelson Gonçalves disse...

Afonso,

Você deve ser o único ser humano que se guia unicamente pela luz crua e pura da razão. Todos os outros chafurdam na pocilga das suas próprias emoções. Seja.

Candidatos melhores que o Trump ? O EUA têem 328 milhões de habitantes. Qualquer um destes, escolhido ao acaso seria um melhor candidato que o Trump.

Agora com sua licença, vou continuar aqui no meu canto a ser um pacóvio com falta de vergonha e carácter.