Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/09/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (52) - Em tempo de vírus (XXIX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A raposa vai ficar no galinheiro a tomar conta dos ovos

O Expresso, pela pena de um dos ouvidos do Dr. Costa, informa-nos que «o governo vai criar comité para supervisionar obstáculos na aplicação dos fundos», presidido pelo Dr. Costa para «garantir autoridade política».

O Dr. Costa tem a paixão dos planos

O Eng. Guterres tinha a paixão da educação - deu no que deu. O Dr. Costa tem a paixão dos planos e está a dar no que já deu e vai dar: «Uma década para Portugal» (o relatório dos 12 sábios, entre eles o Dr Centeno, escalpelizado na série de posts dos amanhãs que cantam do PS), o Programa Eleitoral do PS, o programa de governo do PS, os múltiplos planos sectoriais e por último a Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030. Ainda a tinta deste último não secou e já o governo incluiu nas Grandes Opções do Plano a recuperação do estudo Porter pedido por Mira Amaral em 1994. Ora se há líquidos não miscíveis é a metodologia de Porter - uma abordagem microeconómica - e os devaneios poéticos macroeconómicos do Dr. Costa Silva.

O Dr. Pedro Nuno Santos é um verdadeiro socialista

Recordam-se da polémica do risco de infecção nos comboios (superlotados), risco negado pelo ministro dos comboios com amianto? Pois bem, foi publicado um estudo da Universidade do Porto a partir do qual o Dr. Santos, com a ajuda do diário de manhã, resolveu concluir «que não existe ligação direta entre as infeções da covid-19 e utilização do transporte ferroviário na Área Metropolitana de Lisboa. Como se conclui lendo o estudo, esta tese não é concluível do estudo, é antes uma espécie de facto alternativo.

O Zeppelin do Dr. Galamba

O Dr. Galamba, o criador do elefante branco da cor do hidrogénio verde, produziu há dias um pensamento: «a introdução do hidrogénio aumenta o valor económico de cada euro investido em eletricidade». Não entendem? Eu também não, mas entendo que, segundo as estimativas de Abel Mateus, o «hidrogénio verde vai aumentar fatura do gás em cerca de 20%», o que não admira porque só para começo de conversa o governo vai torrar 900 milhões. E também entendo que os gestores da Fusion Fuel, que têm um projecto para produzir hidrogénio verde em Sines, são também os gestores de duas empresas com várias acções judiciais e vários pedidos de insolvência.

«Estamos preparados»

Um estudo da Associação dos Administradores Hospitalares e da Ordem dos Médicos estima que com uma possível «segunda vaga da pandemia» até ao final do ano fiquem por fazer mais de 10 milhões de consultas nos centros de saúde e mais de 2,2 milhões nos hospitais e 214 mil cirurgias. Mesmo sem segunda vaga, os dados disponíveis até Agosto tornam essa estimativa muito plausível. Isso e os efeitos secundários do confinamento, sobretudo nos idosos, explica o excesso de óbitos não Covid em relação à média que as estatísticas evidenciam.

Cuidando da freguesia eleitoral / Um dia ainda vamos ser todos funcionários públicos

Em Junho já eram mais de 705 mil funcionários públicos, um aumento de 15 mil em 12 meses. A remuneração média mensal aumentou 3,3%. Enquanto isso, aumenta o desemprego e diminui o salário entre os párias que não foram abençoados com uma tença pública.

O gráfico seguinte mostra a diferença entre o «neoliberalismo» (o nome que os idiotas puseram a um governo social-democrata que teve de enfrentar a falência do socialismo socratista) e o socialismo do Dr. Costa.
Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP)

Boas Novas

O Dr. Leão está a ter entradas de leão e confirma que o défice será de 7% do PIB este ano e a dívida baixará para 133,8% em relação ao orçamento suplementar. Sabe-se lá porquê vem-me à memória a saga de Teixeira dos Santos com o défice de 2009 que começou por ser 2,2% e acabou em 10%.


O choque da realidade com a Boa Nova

Como habitualmente, as Boas Novas reiteradamente anunciadas um dia chocam com a realidade e esta em relação aos comboios é a sucata da Renfe com amianto. Em relação às 2.500 camas para estudantes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior o choque com a realidade produziu apenas 300. Nada que incomode o Dr. Costa porque ele sabe bem que o povo não tem a memória, a imprensa amiga encarrega-se de limpar a folha e, no final, é uma oportunidade para anunciar várias vezes a mesma Boa Nova.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Mesmo com que a Boa Nova do Dr. Leão não chocasse com a realidade, seria batido um novo recorde de 268 mil milhões de dívida pública, um aumento de 20 mil milhões em cima dos aumentos que todos os anos que o Dr. Costa e o Dr. Centeno nos ofereceram.

Quanto ao endividamento da economia - o somatório das dívidas do Estado, famílias e empresas não financeiras - subiu de novo para 740 mil milhões de euros em Julho, dos quais 331,4 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 408,6 mil milhões de euros ao setor privado.

Casa arrombada, trancas à porta

Embalados pelos amanhãs que cantam do socialismo, os portugueses são o povo da UE que menos poupa em tempos normais. Quando o diabo chega e até se justificaria não aumentar a poupança, nessa altura o tuga aperta os cordões à bolsa, como o fez durante o resgate, e agora durante o 2.º trimestre em plena pandemia em que a poupança das famílias mais do que duplicou para 10,6%. Mas, como sempre, é sol de pouca dura. Logo em Agosto os 8 mil milhões de depósitos acumulados desde a pandemia foram desbastados em 1,2 mil milhões.

Sem comentários: