Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/09/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (38) - Nos EUA (e noutros países) morre-se muito mais com Covid do que por Covid (2)

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva e é uma continuação deste.  

Fonte: CDC
Não me parece necessária qualquer explicação para se compreender o quadro anterior e a citação. Uma vez mais se confirma que nos EUA, como em Inglaterra, na Itália e em muitos outros países, incluindo Portugal, a esmagadora maioria das mortes com Covid são de pessoas com outras doenças e a idade é um factor de risco (naturalmente associado a outras condições).

Estes dados, colocam mais uma vez, em causa as estratégias predominantes de resposta à pandemia.

O diagrama seguinte (do lado direito) evidencia a distorção da opinião pública americana a respeito do risco de mortalidade nos diferentes escalões etários.

Fonte: Economist

Repare-se como os americanos - e provavelmente cidadãos de outros países - bombardeados pela cobertura jornalística enviesada e os factos alternativos trumpianos - têm a percepção que a mortalidade é muito maior do que a real nos jovens e ao contrário nos idosos.De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva

1 comentário:

Anónimo disse...

Vale a pena ver o Poder na Germânia.
Diziam que eram os nacional-socialistas. Eram, eram...

The Corona Paper — Covid-19 is a ‘Global False Alarm’
https://gatesofvienna.net/2020/09/the-corona-paper-covid-19-is-a-global-false-alarm/