Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/02/2020

Multiplicador socialista: o dobro do tamanho do governo, metade do PIB per capita


Como é sabido, os economistas da Mouse School of Business vêem-se como os Keynes do Portugal dos Pequeninos e ocupam o único neurónio de que dispõem com o efeito multiplicador. O case study mais célebre, aqui descrito há 13 (treze) anos pelo outro contribuinte, é o do estudo que concluiu que por cada milhão de euros que o governo torrasse em infraestruturas rodoviárias o efeito acumulado no PIB seria de 18 milhões de euros, a longo prazo. Cinco anos depois desse estudo, constatou-se que o valor do multiplicador poderia estar certo, mas aplicado não ao PIB mas à dívida pública. Enfim, era uma teoria...

Eu também tenho uma teoria que é imaginar que o Dr. Costa pretendeu dimensionar o governo da sua Passarola para aproveitar o efeito multiplicador que atiraria o PIB per capita português para o dobro da finlandês a longo prazo no final do último dos seus mandatos.

Concordo com ele. Se isso fosse possível seria uma excelente alternativa a fazer as difíceis e impopulares reformas indispensáveis para reduzir o peso do Estado Sucial, os portugueses pouparem mais, melhorarem as suas qualificações, a concorrência, o investimento e a produtividade, etc. aumentarem esperando depois de umas décadas de esforço ficar mais próximos da Finlândia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Portugal 60
Finlândia 14
Resultado de contar cabeças nas fotos.