Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/02/2020

A gestão da dívida como exercício de ilusionismo

Económico I e Económico II

Qual dos títulos está correcto? perguntará um cidadão menos familiarizado com o jornalismo de praticado no Portugal dos Pequeninos. Resposta: estão ambos e ambos omitem o mais importante.

De facto, o rácio da dívida pública face ao PIB desceu de 122,2% em 2018 para 118,2% em 2019, no entanto a descida do rácio foi pelo aumento do PIB nominal e não foi pela descida da dívida, que, aliás, de 2018 para 2019 aumentou 600 milhões de 249,1 para 249,7 mil milhões. Isto quanto ao valor bruto da dívida pública, mas mais importante é o seu valor líquido de depósitos e este valor subiu 2,7 mil milhões para 235,3 mil milhões e o seu rácio face ao PIB aumentou 0,3pp para 111,3%.

Quanto ao endividamento da economia, ou seja o somatório da dívida pública e privada das famílias e das empresas privadas não financeiras, aumentou 3,1 mil milhões para 721 mil milhões, apesar do seu rácio também ter baixado de 352,1% para 341,2%, pelas mesmas razões. Como o endividamento do sector privado diminuiu ligeiramente, o aumento deve-se ao sector público. Note-se, porém, que as empresas privadas trocarem dívida interna por externa, tendo esta aumentado 4 mil milhões.

Conclusões:
  • a dívida pública líquida continuou a aumentar em 2019, tendo o Ronaldo das Finanças escamoteado o aumento da dívida bruta à custa da redução da almofada financeira; 
  • o endividamento das empresas manteve-se, trocando dívida interna por externa, ou seja aumentando-se a dependência financeira face ao exterior.
E tudo isto se passa com em tempos de bonança garantida pelo turismo e pelas excepcionalíssimas  condições da dívida pública e privada com juros vários pontos percentuais abaixo dos seus níveis históricos graças às políticas do BCE. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Cá está... isto é que é ensinar.

[Bem hajam... uma gaita.]
Obrigado e um abraço