Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/02/2020

Dúvidas (290) - Precisará Portugal de gostar (ainda mais) de si próprio?

«Portugal precisa de aprender a gostar de si próprio», é este o título e a conclusão de um artigo no Jornal Económico de Filipe Alves, um jornalista habitualmente lúcido e realista, mas não neste caso.

Peço licença para discordar porque observo nas muitas pessoas pertencentes a várias "bolhas" sociais com quem interagi e interajo que a grande maioria se sente perfeitamente confortável com o Portugal dos Pequeninos onde vivemos e uma parte significativa dessa maioria acha até que, em todos os aspectos considerados relevantes, o Portugal dos Pequeninos está acima da estranja em geral. Entre parêntesis, é claro que o problema está no que é considerado relevante, mas isso dava outro post.

Dentro dessa maioria, destaco a maior parte das elites que, talvez para não se sentirem diminuídos (quem é que quer ser elite de uma choldra?), também dizem achar o mesmo do que a plebe. Leia-se, por exemplo, a produção dos jornalistas de causas, quase sempre laudatória do país - vejam-se os posts da série Outros portugueses no topo do mundo. E nem falo de S. Exª. o presidente do Portugal dos Pequeninos e das suas boutades acerca dos melhores militares do mundo e dos melhores do mundo em geral.

É claro que convivendo (mal) com essa maioria existe uma minoria de «queirozianos» «excessivamente» críticos a que se refere o artigo, entre os quais poderia ser incluído, apesar de não me considerar queiroziano por me faltar o cinismo e o diletantismo.

Não interessa agora quem tem razão, se a maioria contente e feliz com o que temos se os críticos. O meu ponto é outro: Portugal, isto é maioria dos portugueses, não precisa nada de aprender a gostar de si próprio porque já gosta tanto que não quer mudar.

Sem comentários: