Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/02/2020

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (25) - Uma luso-contribuição homeopática

Outros portugueses no topo do mundo.

O título gongórico é «Já observou a Terra e foi a Marte. Agora a tecnologia portuguesa quer ter um lugar ao sol» e no encomiástico texto escreve o Expresso: «Satélite com tecnologia portuguesa, que vai permitir obter as primeiras imagens dos pólos do Sol, foi lançado com sucesso esta madrugada.».

Dito assim, a coisa é um feito quase ao nível do lançamento à água da nau Madre de Deus, o maior navio do mundo nos finais do século XVI. Mais à frente ficamos a saber que o custo total da missão anda pelos 1,5 mil milhões de euros o que é muita grana, o equivalente à mais recente injecção de capital no Novo Banco, o qual, recorde-se é o banco bom constituído com os salvados do naufrágio do BES - imagine-se o que seja o banco mau.

Chegados aqui, é inevitável um tuga que se preze interrogar-se quanto terá custado a tecnologia portuguesa incorporada no satélite e imaginar dezenas ou centenas de milhões. Lá mais para a frente o Expresso informa-nos que «o projecto representou, para a Critical Software, um volume de negócios de 2,5 milhões de euros, com especial incidência nos anos entre 2013 e 2016.» E pronto, lá se vai o orgulho patriótico, humilhado pelos 0,17% da contribuição lusa para o satélite, uma contribuição digamos homeopática.

Não me entenda mal, no ponto em que as coisas estão qualquer exportação de uma empresa portuguesa sem ser à força de subsídios deve ser valorizada. É apenas uma questão de sentido das proporções e de noção do ridículo que resulta da nossa fasquia estar tão baixa que até levantar um pé à altura do tornozelo é um feito.

Sem comentários: