Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/02/2020

"Parasitas", um Oscar que se queria ser politicamente correcto e acaba por ser "reaccionário"


A Academy of Motion Picture Arts and Sciences, talvez movida pelos critérios do politicamente correcto, resolveu atribuir pela primeira vez um Oscar a um filme em língua estrangeira, com um realizador e actores estrangeiros, filme que ilustra de uma forma extrema e caricata desigualdades profundas entre ricos e pobres na Coreia do Sul - a desigualdade na distribuição da riqueza é actualmente um dos temas preferidos do "progressismo".

Contudo, a meu ver, mais do que mostrar a desigualdade extrema entre ricos e pobres, o filme de Bong Joon Ho mostra-nos pobres cuja maior diferença dos ricos não é o dinheiro mas a degradação moral, um pouco à maneira de "Feios, Porcos e Maus" de Ettore Scola. Seja como for, à margem de considerações políticas, "Parasitas" é sem dúvida um filme singular que merece ser visto.

Sem comentários: