Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/02/2020

CASE STUDY: Trumpologia (56) - Cada vez mais perto do segundo mandato

Mais trumpologia.

Com a vitória no Nebraska, Bernie Sanders melhora a suas hipóteses de ser o candidato democrata contra Trump, ainda que essa vitória somada à de Nevada e de New Hampshire não seja muito diferente do que Sanders conseguiu nas primárias de 2016 em que veio a perder para Hillary Clinton.

Sanders melhora as hipóteses de ser o candidato democrata e Trump melhora as suas de ter um segundo mandato derrotando um Sanders que se declara socialista, num país em que o socialismo é visto como aquilo que é: o melhor caminho para o empobrecimento.

A gente de Trump já percebeu quem é o candidato democrata que mais lhe convém e é natural que a Rússia, como fez e fará com Trump, já esteja ajudar Sanders a quem evidentemente esse apoio é a última coisa que deseja e por isso chama «autocratic thug» ao Czar Vladimiro.

4 comentários:

Anónimo disse...

a Russia apoiou o multimilionário capitalista Trump e agora apoia o marxista Sanders, é isso ? que grande trapalhada que vai nessa cabeça….

Impertinente disse...

Não, não é isso. A Rússia serve-se dos candidatos para desestabilizar os países seus adversários estratégicos intervindo nos seus processos eleitorais, com centenas de hackers que manipulam as redes sociais com notícias falsas, por exemplo.
Está perfeitamente demonstrado que o fez nas eleições anteriores "ajudando" Trump contra Clinton e agora continua a fazê-lo de várias formas incluindo a "ajuda" a Sanders, que ele próprio já admitiu e repudiou como o NYT que o apoia noticiou (ver link https://www.nytimes.com/2020/02/21/us/politics/bernie-sanders-russia.html)
Em conclusão, talvez a grande trapalhada vá na sua cabeça.

Unknown disse...

A "Santa Rússia" e a sacrossanta Realpolitik...
Baralharam-se um tanto ou quanto no pós-45 quando acreditaram nas balelas ( inspiradas e redactadas por eles próprios!!) dos idiotas úteis Ocidentais generosamente subsidiados , incensados, promovidos...e publicados.
A megalomania czarista do georgiano contribuiu bastante para a causa , mas chega sempre o momento em que a espionagem científico/industrial não dá para as encomendas.
E o estoiro do "Konkordski", seguido uns anos depois por Chernobyl, aliado à absoluta falta de fundos, deu-lhes a "puntilla".
Claro que se pode sempre embrulhar os factos comezinhos em grandiloquências "palavrosóideológicas" - as vigarices que menciona "o" Taleb, Nassim para os íntimos.
Mas dando uma vista de olhos á "Guerra de Inverno", uma das guerras esquecidas,as coisas tornam-se, talvez, um pouco mais claras...
E aí muita atenção às datas...

Anónimo disse...

"Não, não é isso. A Rússia serve-se dos candidatos para desestabilizar os países seus adversários estratégicos intervindo nos seus processos eleitorais, com centenas de hackers que manipulam as redes sociais com notícias falsas, por exemplo."

Mas isto é uma piada?
Lol...

E os Estados Unidos, fazem o quê?
Quem é que anda a exportar revoluções nos dias que correm?
Quem é que derrubou o governo pró Russo democráticamente eleito na Ucrânia, por exemplo?

O que faz a União Europeia quando mais ou menos publicamente impõe cordões sanitários nos países que lhe fazem parte? O que faz a União Europeia quando eleição após eleição continua a incentivar o Socialismo?

Não se cure, não...

IRF