Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/02/2020

Fact checking ao Fact Check do Observador, seguido de self fact checking

Há uma semana publiquei o post Multiplicador socialista: o dobro do tamanho do governo, metade do PIB per capita usando uma imagem que me foi enviada via WhatsApp que ilustrava o contraste entre o pantagruélico governo do Dr. Costa com o frugal governo finlandês. Não contei as figuras, que aliás não eram todas do governo, nem estavam todos os elementos dos governos, porque apenas me interessava a alegoria e não a aritmética.

Volto ao tema por ter lido o Fact Check. Portugal tem 61 ministros e a Finlândia 15? a propósito de um post no Facebook com a mesma imagem que usei. O veredicto do Observador foi ERRADO porque «O actual Governo finlandês tem na realidade 19 ministros» e o «XXII Governo Constitucional de Portugal conta com 20 elementos ministeriais».

Resolvi fazer um fact checking ao Fact Check do Observador e concluí:
  • governo português tem 20 ministros, incluindo o primeiro-ministro, e 50 secretários de Estado, o que faz um total de 70 «elementos ministeriais» a governarem o país.
De onde, o veredicto é
Enganador

Fazendo o fact checking ao meu post, apesar de «o dobro do tamanho do governo» ser puramente alegórico, a proporção de «elementos ministeriais» é 1,84 e o auto-veredicto é

Praticamente certo

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda não juntaram o valor acrescentado (ou retirado) da produção (gestão e indigestão) de cada governo.
ao