Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/11/2019

Uma visão independente e objectiva do jornalismo profissional sobre a génese do caos boliviano

Em contraponto ao clamor de comunistas e berloquistas, por cá, e em Inglaterra de Corbyn sobre um pretenso golpe que teria derrubado Evo Morales, aqui vai uma visão independente e objectiva da Economist (Bolivia in chaos as Evo Morales departs):

«EVO MORALES construiu sua carreira política em Chapare, uma região rural de cultivo de coca no centro da Bolívia. Tornou-se o primeiro presidente de origem indígena da Bolívia em 2006 e ganhou a reeleição três vezes, graças em grande parte a seus esforços para reduzir a pobreza. Mas, na tarde de 10 de novembro, ele voltou a Chapare para anunciar sua demissão. Morales deixou claro que não o fez de bom grado. Ele sugeriu que as forças das trevas tentassem destruir a democracia boliviana e alegou que ele foi vítima de um golpe. No dia seguinte, ele estava em um avião para o México, que lhe havia concedido asilo político.

A sua renúncia cria uma situação política caótica, sem nenhuma saída óbvia. Segue-se a três semanas de protestos cada vez mais violentos provocados por uma eleição disputada em 20 de outubro e evidências crescentes de fraude eleitoral. Nessa votação, Morales evitou um segundo turno contra Carlos Mesa, seu rival mais próximo, por apenas 35.000 dos 5,9 milhões de votos válidos. Em vez de pôr um fim aos protestos, a retórica inflamatória que Morales usou quando se demitiu levou a mais violência.

A sua decisão de deixar o cargo seguiu-se à publicação de um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA), que havia enviado uma equipe para auditar as eleições. Os especialistas da OEA disseram que encontraram evidências generalizadas de fichas falsas, que listam o total de votos para cada delegacia, e violações no software usado para transmitir os resultados. "As manipulações do sistema de computadores são de tal magnitude que devem ser minuciosamente investigadas pelo estado boliviano para chegar ao fundo e atribuir responsabilidades a esse grave caso", afirmou o relatório. Após a libertação, a polícia prendeu membros do tribunal eleitoral.

Morales aparentemente percebeu que estava perdendo rapidamente o apoio. Na semana passada, a “greve civil” contra o resultado das eleições, que trouxe centenas de milhares de pessoas às ruas, intensificou-se. Luis Fernando Camacho, líder da greve em Santa Cruz, a maior cidade da Bolívia, pediu que Morales se demitisse e pediu aos manifestantes que fechassem os prédios do governo. Em 8 de novembro, a polícia de várias regiões juntou-se aos manifestantes e anunciou que não obedeceria mais às ordens de seus comandantes. Em 9 de novembro, depois que os apoiantes do governo dispararam para os autocarros que transportavam opositores de Potosí a La Paz, a capital administrativa, os manifestantes atearam fogo nas casas de vários políticos do partido no governo. O governador e vários prefeitos renunciaram, dizendo que temiam pela sua segurança.

Na manhã de 10 de novembro, em resposta à divulgação das conclusões da OEA, o Sr. Morales anunciou uma nova eleição. Mas isso não foi suficiente para reforçar o apoio. Ministros e depurados do seu partido continuaram renunciando. Williams Kaliman, comandante das forças armadas da Bolívia, deu uma entrevista na televisão na qual instou Morales a renunciar para que "a paz possa ser restaurada e a estabilidade mantida, para o bem da Bolívia". Percebendo que ficou sem saída, o Sr. Morales renunciou no final da tarde.

Mas, nos seu discurso, o Sr. Morales rejeitou os resultados da auditoria da OEA e alegou que ele foi vítima de um “golpe cívico, político e policial. Meu pecado é ser indígena, líder sindical e plantador de coca ”, afirmou. Ele insistiu que havia se demitido apenas para impedir mais derramamento de sangue. Em vez disso, sua conversa sobre um golpe inflama ainda mais a violência. Os apoiantes de Morales queimaram casas, empresas e autocarros nas ruas de La Paz e na cidade vizinha de El Alto. Várias estações de televisão e jornais fecharam para proteger seus funcionários. Há também relatos de que manifestantes pró-oposição saquearam a casa de Morales.

Não está claro o que acontecerá a seguir. Os primeiros na fila para assumir a presidência sob a constituição - incluindo o vice-presidente, o presidente do senado e o presidente da câmara baixa - renunciaram. Isso parece abrir caminho para Jeanine Áñez, a segunda vice-presidente do Senado, que vem do Movimento Social Democrata da oposição, para se tornar a presidente interina da Bolívia. Ela disse que realizará novas eleições. "Em 22 de janeiro, teremos um novo presidente eleito", prometeu.

É improvável que isso acalme a raiva de muitos bolivianos que pensam que Morales ainda deveria ser presidente, o que significa que a agitação pode muito bem continuar. Morales aparentemente vê seu exílio como temporário. Ao partir para o México, twittou: "Em breve voltarei com mais força e energia". A crise da Bolívia não acabou.»

Sem comentários: