Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/11/2019

Dúvidas (281) - Ó Edward, ó Snowden, mas por que carga de água é que te aninhaste no colo do czar Vladimiro?

«Edward Snowden: “Não são dados que estão a ser explorados, são as pessoas”
Web Summit começa com o lado mais negro da tecnologia. “O que se faz quando as mais poderosas instituições da sociedade são as menos responsabilizáveis?”, questionou Edward Snowden, o informático que expôs a cibervigilância massiva dos EUA.» (Público)


Tudo isto é muito comovente, como já tinha sido desmascarar a intrusão ilegítima na vida privada pela NSA e outras agências do governo americano. Se não for pedir muito, por que não aproveitas uma das tuas intervenções mediáticas para explicar porquê e como te foste asilar precisamente no regime distópico criado pelo ex-agente do KGB Vladimir Putin para o perpetuar e à sua clique no poder?

Só mais uma pergunta, ó Edward, ó Snowden: já imaginaste o que te teria acontecido se o que fizeste ao governo americano tivesses feito à clique putinesca?

Aditamento:
Neste comentário o leitor H. Ramos respondeu à minha pergunta com outra pergunta: «Porque todos os outros o extraditariam para os USA 3 semanas antes de receberem um pedido para tal
Na verdade há dezenas de países que não têm acordos de extradição com o USA e entre eles os seguintes:  Andorra, Arábia Saudita, Brunei, Chade, China, Comoros, Congo (Kinshasa), Congo (Brazzaville), Cuba, Djibouti, Índia, Mauritânia, Micronésia, Moldava, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nepal, Níger, Oman, Qatar, Rússia, Ruanda, Samoa, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sérvia.
Em vários destes países Snowden seria certamente acolhido, mas compreendo que só a Rússia e talvez a China lhe poderiam proporcionar o acolhimento reservado aos agentes ao serviço das cliques que controlam o Estado.

8 comentários:

H. Ramos disse...

Porque todos os outros o extraditariam para os USA 3 semanas antes de receberem um pedido para tal?

H. Ramos disse...

https://www.nytimes.com/2019/06/18/world/asia/china-xinjiang-uighurs-belgium.html

H. Ramos disse...

Ver ainda: Julian Assange

H. Ramos disse...

https://www.vice.com/en_us/article/43jd9q/edward-snowden-russian-asylum-guantanamo-or-dead

Anónimo disse...

Na verdade, só há três países onde os EUA não metem a pata: Rússia, Irão e Coreia do Norte. (Na China seria trocado)

Mário disse...

Foi para mim uma surpresa (desagradável, reconheço) que o autor do Blog se preocupe não com a mensagem, mas sim com a “residência” do mensageiro.

Unknown disse...

Enternece a inocente ingenuidade dos comentários supra...
Disclaimer : (re) conheço as servidôes da "Realpolitik" e a eficácia com que que a "Santa Rússia" vai a jogo.
Mas daí até considerar este tipo um idealista...

Anónimo disse...

O senhor dono deste blogue deveria pôr de lado os seus ultrapassadíssimos preconceitos do tempo da Guerra Fria e abrir os olhos para a realidade.

Sempre a queixar-se do Trump, sem ver o que realmente se passa... Abra os olhos, meu caro blogueiro.

Os Estados Unidos há muito que não respeitam a lei internacional e esses paísezinhos de meia tigela que não têm acordo de extradição certamente arranjariam maneira de extraditá-lo.

Como alguém aqui a disse, só a Rússia o Irão e a Coreia do Norte é que não se dobram nem rebolam perante o Deep State dos satânicos maçons do partido democrata, que tudo e todos controla.

(((Estes))) sim, são os nossos inimigos. Não o Putin nem os Assads desta vida.

Cumprimentos,
IRF

Abra os olhos!