Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

29/11/2019

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (24) - Deucalion, o supercomputador português, é poucochinho super

Outros portugueses no topo do mundo.

Desta vez não é um português de carne e osso. É um português feito de chips, cabos, e o resto da parafernália de um computador. Ou mais rigorosamente de um supercomputador.

«Chama-se Deucalion, é português e consegue fazer 10 mil biliões de operações por segundo» titula reverentemente o semanário de reverência, explicando que «é o segundo supercomputador português, cujo financiamento a União Europeia acaba de aprovar. Custará 25 milhões de euros e vai multiplicar por 10 a capacidade nacional de computação».

Pois é, os 10 mil biliões de operações por segundo são, para usar a jargão do meio, 10 teraflops, o que poderá ser muito para o Portugal dos Pequeninos (e se arrisca a ser glorificado pela ignorância de S. Ex.ª em Belém), mas não chegaria para qualificar o nosso Deucalion nos campeonatos destas coisas.

Na verdade, o supercomputador mais fracote do TOP500 tem uma potência de 1,14 petaflops ou o equivalente a 1.140 teraflops, ou seja a mais de 100 vezes a potência do nossa Deucalion. Sem falar do Summit do Oak Ridge National Laboratory que com os seus 148,6 petaflops tem quase 15 mil vezes a potência do nosso supercomputadorzito, o que faz do Deucalion um flop.

Sem comentários: