Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/11/2019

À esquerdalhada na Venezuela os protestos fazem-lhe sono, no Chile excitam-na

Deve ser porque a Venezuela já foi o país mais rico da América Latina e hoje o país mais desenvolvido é o Chile, com um PIB per capita 1,4 vezes o da Venezuela e está à frente em quase todos os indicadores dos países sul-americanos.

Só que há um pequeno problema: o Chile tem um governo de direita liberal o que faz salivar a esquerdalhada que não resiste a exercitar a sua prática da doutrina Somoza. Apesar de um regime liberal, o Chile é um país menos desigual do que uma Venezuela sob um regime socialista bolivariano, seja lá o que isso for. Para mais detalhes rever os posts da série obras do chávismo.

Leitura recomendada: «As consequências do liberalismo chileno», o excelente artigo no jornal Eco de Carlos Guimarães Pinto.

Sem comentários: