Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/11/2019

Mitos (297) - Diferenças salariais entre homens e mulheres (8) - Os socialistas, além das conhecidas dificuldades com a tabuada, também têm dificuldades com a causalidade

Outros mitos: (1), (2), (3), (4), (5), (6) e (7)

Jornal Económico
Devem serem condições para pertencer a um governo socialista não saber fazer contas e não saber pensar. A Sr.ª secretária de Estado ainda não percebeu que as mulheres têm pensões inferiores não porque tenha sido discriminadas - não nenhuma distinção de sexo no cálculo das pensões -, mas porque contribuíram para Segurança Social menos anos e/ou descontaram sobre salários mais baixos. E não, também existe há muitos anos nenhuma distinção salarial entre homens e mulheres para o mesmo trabalho. 

De resto, o Código do Trabalho (por exemplos os artigo 24.º Direito à igualdade no acesso a emprego e no trabalho 25.º Proibição de discriminação) tem princípios que há décadas fazem parte da legislação laboral e das convenções internacionais. 

Como está abundantemente demonstrados nos posts anteriores a desigualdade existente nos salários é residual e irrelevante. A desigualdade não é no salários mas acesso a certas profissões ou funções, consequência de mais de uma centena de milhar de anos de divisão do trabalho por sexos que a evolução tecnológica está a tornar cada vez mais obsoleta e desaparecerá sem a engenharia social baseada em ejaculações legislativas.

Sem comentários: