Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/11/2019

Democracia? Não a tomem como garantida


«Usando dados sobre a qualidade democrática, bem como a opinião pública em 135 países, Christopher Claassen, da Universidade de Glasgow, constata que, depois dos países fortalecerem certas instituições democráticas - em particular aquelas destinadas a proteger os direitos individuais e verificar o poder dos governos - o apoio público à democracia diminui. Por outro lado, quando a democracia está enfraquecida, o apoio tende a aumentar. Claassen mediu os níveis de democracia usando índices que rastreavam elementos como a limpeza das eleições, o envolvimento de adultos e a protecção dos direitos individuais e das minorias.  (...)

Esse fenómeno pode ser visto mais claramente nas autocracias e nas democracias incipientes. Depois que o Egipto começou a experimentar a democracia representativa em 2012, após décadas de regime autoritário e uma revolução popular iniciada pela Primavera Árabe, o apoio público à democracia caiu. Uma história semelhante aconteceu em outro lugar. Croácia, Quénia e Peru, por exemplo, todos testemunharam declínios no apoio à democracia após a introdução de maiores liberdades e liberdades políticas (ver gráfico).

O inverso também se aplica. Depois que Hugo Chávez começou a desmantelar as instituições democráticas da Venezuela após sua eleição em 1998, o entusiasmo pela democracia aumentou. Finalmente, alcançaria os níveis encontrados na Escandinávia, onde o apoio à democracia é mais alto do que na maioria das regiões. "É um efeito muito claro das pessoas reagirem a Chávez enfraquecendo a democracia", diz Claassen.

Essa relação também surge em países com democracias estabelecidas há muito tempo. À medida que a democracia americana se fortalecia no início dos anos 2000, o apoio público diminuiu. Nos últimos anos, à medida que as medidas de democracia liberal na América diminuíram um pouco, o apoio voltou a subir. Os aumentos na representação eleitoral e na participação de mulheres e minorias tendem a aumentar o ranking dos Estados Unidos nas tabelas de democracia internacional ao longo dos anos. Recentes ataques à independência judicial e crescente polarização diminuíram a sua posição.

Por que são as pessoas tão inconstantes com algo tão fundamental? Claassen considera que a introdução de certos aspectos liberais da democracia - como a protecção dos direitos individuais e o controle do poder executivo - pode prejudicar seu apoio. Essas características podem ser mais difíceis de serem aceitas pelo público do que princípios como regra da maioria (que até alguns regimes autoritários adoptam). O estudo é um lembrete de que o apoio à democracia não pode ser tomado como garantido. Embora possa ser melhor do que qualquer forma alternativa de governo que já tenha sido tentada, ainda está longe de ser perfeita

Why do countries with more democracy want less of it?, Economist

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim, é tão interessante perceber que o "povo" (as gentes na sua vida, sempre difícil para a maioria) puxa regularmente para um equilíbrio — no meio é que está a virtude, diz o "povo".
Aliás, basta olhar para a História dos séculos XVIII a XX.
Também acredito que, para sobreviver, a democracia tem que ser autoritária: senão falece.
Acompanho Albert Camus que escreveu que «La démocratie ce n'est pas la loi de la majorité mais la protection de la minorité».

Sempre haverá pessoas de honesta formação que tentarão deslindar o 'homem'.

Abraço