Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/11/2019

ACREDITE SE QUISER: Pois se nem um aparelho de raio X a cair de podre substituem, vão mandar para o espaço um quarto do orçamento anual do SNS?

«Portugal quer investir €2500 milhões na indústria espacial até 2030»

«Criar mil empregos qualificados nos próximos dez anos, em especial nas áreas da observação da Terra, telecomunicações e desenvolvimento de pequenos satélites, e aumentar a faturação anual do sector dos atuais 40 a 50 milhões de euros anuais para 500 milhões em 2030, metade financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a outra metade pela Agência Espacial Europeia (ESA), são as metas do “Portugal Space 2030”.

(...) E Portugal quer investir 2500 milhões de euros no sector ao longo da próxima década, com 50% deste montante assegurado pelas empresas privadas.»

Escreve o semanário de reverência, reverencialmente pela pena de um jornalista muito reverente.

No final, quando forem feitas as contas, se a ESA torrasse os 50% (um grande "se"), se os «privados» aplicassem 50% de 50% (um gigantesco "se"), o Estado Sucial gerido pelo Dr. Costa só falharia em mandar para o espaço os 25% sobrantes. Entretanto, o Dr. Costa e os seus ministros podem fazer anúncios todos os meses, enquanto por aí andarem.

2 comentários:

Mauritano disse...

"Portugal Space 2030" terá alguma coisa a ver com o "Ferrovia 2020"? Então não querem la ver que vamos enviar os satélites de comboio.

Anónimo disse...

Como se diz: «Boa Malha».
Vamos melhorar Jules Verne...
Parabéns pela ideia.