Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/09/2018

Pro memoria (385) - A quarta metamorfose de Centeno

Até agora tinha identificado três Centenos, a saber:
  1. Centeno economista académico, considerado competente, com uma formação sólida e um currículo digno de nota;
  2. Centeno ministro das Finanças que tem sido um executor fiel das políticas indispensáveis para apaziguar comunistas e bloquistas e manter o seu apoio ao governo; 
  3. Ronaldo das Finanças, presidente do Eurogrupo, que empresta algum brilho à imagem internacional tradicionalmente embaciada de um Portugal dos Pequeninos e alimenta a fome de reconhecimento de um povo com complexos de inferioridade que vê assim mais um «português no topo do mundo».
Acrescento que o primeiro Centeno está desaparecido em combate desde os tempos do documento «Uma década para Portugal» que subscreveu com mais 11 sábios.

Com a mensagem dirigida à Grécia a propósito da saída do resgate, revelou-se um quarto Centeno, o Centeno político do género troca-tintas, uma espécie de Costa com um doutoramento em Economia não pela Harvard Business School mas pela Mouse School of Economics.

É esta quarta encarnação de Centeno que permite o convívio na mesma pessoa física de outras personas. Exemplo:
  • O segundo Centeno, falando no parlamento em 2-12-2015, desvalorizava a «saída limpa» de Portugal conseguida pelo governo anterior qualificando-a como «o resultado pequeno para uma propaganda enorme» com um «crescimento anémico».
  • O terceiro Centeno dizia recentemente de um país que saiu do programa de resgate com três perdões de dívida, uma dívida superior com mais 50 pontos percentuais do que a portuguesa, um crescimento esse sim anémico, e um desemprego actual duplo do português em 2015:
«Hoje é um dia especial para a Grécia. O seu programa de assistência chega ao fim depois de um caminho longo e sinuoso, através do qual todos aprendemos as nossas lições. Mas isso, agora, é história. Hoje, o crescimento económico foi retomado, estão a ser criados novos empregos, há um excedente orçamental e comercial, a economia foi reformada e modernizada»

1 comentário:

Lura do Grilo disse...

Nem Fernando pessoa!