Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/09/2018

CASE STUDY: É preciso ser muito saudável para resistir a tanta doença (12.º capítulo) - Duas vezes um terço não são dois terços

Outras doenças a que resistimos heroicamente.

Sem esquecer as inúmeras outras maleitas que atacam os portugueses (ver link acima), já sabíamos que «um terço da população sofre de ansiedade ou depressão» e «dois terços dos médicos em Portugal estão em situação de exaustão». Ficámos também a saber através de um estudo da Deco (uma entidade creditadíssima para este tipo de estudos) que «um em cada três trabalhadores está em risco de 'burnout'». Fica a dúvida este último terço faz parte do primeiro que sofre de ansiedade ou depressão ou se devemos somá-los e fica outra dúvida ainda mais angustiante: para tratar o primeiro e o terceiro terços será suficiente o terço de médicos que ainda não estão exaustos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda falta um terço que sofre de caganeira sazonal.
Ainda falta outro quarto que tem insónias porque está falido.
Ainda falta um tricentésimo vigésimo sexto que não sofre nada porque rouba.
Já para não falar nas centenas de milhar que estão queimados, queimadíssimos, com o 'burnout'. E note-se que já terminou, por elevada decisão superior, a época de queimaduras solares.

O remédio é ser consciente:
• beber com moderação,
• gastar papel com moderação,
• dormir com moderação,
• roubar com moderação,
• despedir com moderação,
• ser enchifrado com moderação,
• votar com moderação,
• enviar à m_ com moderação

Cumprimentar com moderação