Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/09/2018

ARTIGO DEFUNTO: Consumos e emissões dos automóveis. Quem enganou quem, como e porquê?

«A indústria automóvel enganou os automobilistas portugueses em 1,6 mil milhões de euros desde 2000, manipulando o real consumo dos veículos, segundo um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) divulgado nesta terça-feira. O estudo, à escala europeia, indica uma manipulação que abrangeu toda a indústria automóvel e que custou aos condutores europeus um extra de 149,6 mil milhões de euros nos últimos 18 anos.» (Expresso)

Quem enganou quem e como? 

Os consumos dos veículos ligeiros de passageiros anunciados pelos fabricantes foram desde 1997 e até Agosto medidos pelo sistema New European Driving Cycle (NEDC). 

O NEDC foi definido e mantido pelo World Forum for Harmonization of Vehicle Regulations da UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) e visava medir o consumo médio e as emissões durante a utilização típica de um carro na Europa e de há muito era criticado por apresentar resultados inatingíveis na realidade. 

Por isso, a partir deste mês, o NEDC vai ser gradualmente substituído na Europa pelo Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure (WLTP), um sistema igualmente desenvolvido pelo World Forum for Harmonization of Vehicle Regulations da UNECE que se espera medir consumos e emissões mais próximos das médias reais.

Qual manipulação? Não foi a indústria automóvel que desenvolveu o NEDC.  A manipulação custou aos condutores europeus um extra? Como assim? Se a UNECE tivesse um sistema de medição mais realista, os condutores gastariam menos combustíveis ou este seria mais barato?

O irrealismo do NEDC era há mais de 10 anos um Segredo de Polichinelo conveniente para muita gente. A indústria automóvel estava evidentemente cansada de saber e todos governos (nomeadamente o alemão, o francês e o italiano) assobiaram para o lado para não prejudicar os seus campeões.

Sem comentários: