Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/09/2018

Deve haver uma explicação (republicação)

A selecção portuguesa aos Europeus de atletismo adaptado conseguiu 17 medalhas, feito notável que me recordou dois posts que publicámos no (Im)pertinências. O primeiro, há 14 anos, Medidas para a melhoria do desempenho dos nossos atletas, é um exercício de ironia politicamente incorrecta. O segundo, há 10 anos, mais palatável, continua actual mutatis mutandis. Aqui vai ele, de novo.

Como explicar que com delegações mais pequenas do que as olímpicas os atletas paralímpicos desde 1972 (até 2008) tenham conquistado 81 medalhas (incluindo 25 de ouro), isto é o quádruplo do que os atletas olímpicos conseguiram desde 1912, em quase o triplo do número de participações?

Talvez seja a mesma razão que explica que os emigrantes portugueses se esfalfam a trabalhar e são geralmente apreciados nas comunidades onde se inserem. Será que só atingimos a excelência a lutar contra adversidade? A ser for assim, quanto mais o governo trouxer ao colo os «excluídos» mais eles serão uma legião para toda a vida.

Sem comentários: