Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/03/2024

Dúvidas (368) - Por que são os pobrezinhos de Lisboa muito mais caloteiros do que os do Porto?

Segundo o JN, nos bairros sociais de Lisboa as rendas por pagar atingem 45 milhões de euros a uma média de 2 mil euros por fogo nos cerca de 22 mil fogos. Na cidade do Porto, os números são 25 mil euros em dívida a 2 euros por fogo dos cerca de 13 mil fogos.

Suspeito que não seja suficiente a explicação da câmara de Lisboa ter tido presidentes socialistas em 31 de 46 anos, enquanto a câmara de Porto teve presidentes socialistas em apenas 12 anos no mesmo período. Talvez tenhamos que considerar os séculos em que Lisboa tem sido sede da corte monárquica, republicana, corporativa e socialista, sucessivamente.

2 comentários:

Afonso de Portugal disse...

«Talvez tenhamos que considerar os séculos em que Lisboa tem sido sede da corte monárquica, republicana, corporativa e socialista, sucessivamente.»

Ou talvez a composição étnico-racial dos devedores - e "cultura" associada - sejam um pouco mais "diversas" e "vibrantes"!... Ai, não, espera lá, não podemos ir por aí, que isso é raciiiiiiiiiiiiiiiiiiismooooooo!!!

Anónimo disse...

As contas não são para nós somos de ciências sociais.......