Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/01/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (50a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio ou serão “historietas histriónicas?

Voltou agora a emergir à conta dos outros casos que envolvem o Dr. Medina, um caso já antigo (descrito no (Im)pertinências em 14-09-2917) em que o actual ministro das Finanças e putativo sucessor do Dr. Costa comprou por 645 mil um apartamento à família Teixeira Duarte que onze anos antes o havia comprado por 843 mil. Certamente por acaso, a câmara de Lisboa, de que a época era presidente o Dr. Medina, adjudicou um contrato por ajuste directo à sociedade Teixeira Duarte.

O Dr. Medina escapou por pouco às suspeitas do “saco azul” do PS na câmara de Lisboa em investigação, da qual já há seis arguidos, incluindo o Dr. Joaquim Mourão, ex-autarca do PS, nomeado pelo Dr. Medina em 2015 para acompanhar o andamento das obras sob a dependência do Arquitecto Salgado (primo do DDT).

O Dr. Cafôfo, actual SE das Comunidades Portuguesas, é objecto de um inquérito por suspeita de corrupção durante o seu mandato na câmara do Funchal relacionado com contratos com empreiteiros num esquema de financiamento do PS Madeira.

Defesa do Estado de Direito entregue a um cadastrado socialista

Neste contexto persecutório do espírito de iniciativa que impregna o PS, não admira que o Eng. Sócrates, porventura o dirigente socialista que mais iniciativa mostrou, tenha saído em defesa do Estado de Direito acusando o seu antigo ministro e actual primeiro-ministro Dr. Costa de estar «disposto até a negociar a natureza do regime» e sacrificar o «princípio de presunção de inocência».

De onde temos de concluir que para o líder do pedronunismo e grande esperança do luso-socialismo meio milhão são trocos

Segundo o seu comunicado, o Dr. Pedro Nuno, ex-ministro das Infraestruturas que entretanto se demitiu, só na sexta-feira passada se lembrou de ter autorizado por WhatsApp (sim, leu bem, WhatsApp) o seu secretário de Estado a pagar 500 mil euros de indemnização à Dr. Alexandra Reis para ela sair da TAP.

Descamisados”, o sindicato dos ex-ministros do Dr. Costa

Em resposta ao elevado número de membros do governo do Dr. Costa que nos últimos meses saíram do governo anterior e foram demitidos do actual, temos de encarar como normal a iniciativa de um deles (o Eng. Matos Fernandes) de constituir um grupo no WhatsApp de ex-membros do governo com o imaginativo e apropriado nome de “Descamisados” que se encontra regularmente em experiências gastronómicas.

Nas obras do Estado sucial o «suplementar» pode ser «essencial»

As obras do ex-Hospital Militar de Belém, adjudicadas em ajuste directo a três empresas amigas por um montante que era para ser 750 mil e acabou para 2,6 milhões, já deu 19 arguidos e deu agora um pingue-pongue entre os organismos do ministério da Defesa onde se discute se as obras adicionais que justificaram a derrapagem eram «obras suplementares» ou «obras essenciais».

«A educação é a nossa paixão»

No caminho para a demolição do ensino público como peça do elevador social, o governo do Dr. Costa deu mais um passo importante no «progressivo desmantelamento de pilares estruturantes em que se apoia a Escola portuguesa», para usar as palavras da Sociedade Portuguesa de Matemática comentando as alterações ao currículo de Matemática do ensino secundário.

(Continua)

Sem comentários: