Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/01/2023

ARTIGO DEFUNTO: A arte do Avante da Sonae de noticiar catástrofes do Portugal dos Pequeninos

Num país fortemente endividado (a nona maior dívida pública mundial) e, em consequência, cronicamente descapitalizado, ter uma taxa de poupança das famílias muito baixa é evidentemente um desastre. Quando essa taxa de poupança se aproxima do zero, como aconteceu no quarto trimestre do ano passado, isso é uma catástrofe.

Jornal Eco

Como dar esta notícia catastrófica a leitores sofrendo de iliteracia financeira crónica? Pode-se fazer como o Jornal Eco com um título objectivo «Taxa de poupança das famílias cai para mínimo histórico de 0,24%» e um texto explicativo igualmente objectivo. Ou pode fazer-se como o Público, o Avante da Sonae, que em vez de ir à fonte Eurostat, como o Eco, cita o serviço da Lusa, a Tass Lusitana, e publica um texto onde não há uma única referência a Portugal, com o título «Taxa de poupança das famílias na zona euro recua pelo sexto trimestre consecutivo», como se, em vez de uma catástrofe doméstica, se tratasse apenas de uma queda da poupança na Zona Euro, que ainda assim teve uma taxa de 13,2%.

3 comentários:

Unknown disse...

Um alvitre : não lhes frequentar as mercearias e quejandos...

Afonso de Portugal disse...

O problema é que essa estratégia impede-nos de endereçar e desconstruir as suas mentiras, car@ "Unknown".

Concordo que nunca devemos dar dinheiro à gente do Público e afins, mas não os ler de todo parece-me muito perigoso. Os fungos e os bolores crescem na sombra, não é ao sol.

Tavares disse...


Eu como resido no campo tenho sempre frutas, legumes, hortaliças, ovos, criação, etc.

Poupo bastante em alimentação.