Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/01/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (47a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Este número do Semanário de Bordo da Nau Catrineta é dedicado ao Dr. Pedro Nuno

«Um reformista, um fazedor, um homem de visão e de acção» disse dele um qualquer admirador. Sem ser exaustivo eis um curto inventário das suas obras: o grito de guerra que fez tremer as pernas aos banqueiros alemães; a consolidação da geringonça como SE dos Assuntos Parlamentares; os negócios com o Estado sucial da empresa da família; a nomeação da esposa como chefe de gabinete da criatura que o substituiu na SE dos Assuntos Parlamentares; a compra pela CP da sucata da Renfe carregada de amianto; o lançamento em concorrência com o Dr. Medina - seu rival na sucessão do Dr. Costa, de programas de habitação social dos quais resultaram depois de vários anos 950 contratos ou 0,5% dos contratos celebrados desde o início desses programas; o anúncio do novo aeroporto do qual saiu com o rabo entre as pernas; a defesa apaixonada da nacionalização da TAP para qual ajudou a torrar quase quatro mil milhões de euros, seguida da defesa não menos apaixonada da privatização como «a única maneira de assegurar a viabilidade de uma empresa estratégica para o país»; a demissão camuflada de resignação da Drª. Alexandre Reis premiada com meio milhão de euros, seguida da sua nomeação para NAV, de onde foi recrutada pelo Dr. Medina, seu rival na sucessão do Dr. Costa.

E de repente a sucessão do Dr. Costa ficou comprometida. Ou será o Dr. Costa que ficou sob ameaça?

Há quem diga que o Dr. Pedro Nuno caiu na armadilha do Dr. Costa que lhe colocou nas mãos a TAP que parecia um brinquedo para ele exercitar o seu alegado reformismo e alegada capacidade de realização e acabou a ser uma corda para ele se enforcar. Não estou certo disso. Ele agora ficou com mais tempo livre para preparar a sua candidatura.

A CP como paradigma do pedronunismo

No ano que agora terminou, a CP fez 11-greves-11 quase todas encostadas aos feriados. Desde que o Dr. Costa foi entronizado primeiro-ministro a CP foi prendada com 1.800 mil milhões de euros e tem já acumulados quase 2.000 milhões de prejuízos que em breve serão uma vez mais cobertos pelo OE.

Take Another Plan. Take 1

Para cobrir os prejuízos acumulados, a TAP anulou o capital social de 904 milhões e vai receber 980 milhões.

Take 2. À lei o que é da lei

A Dr.ª Alexandra diz que recebeu o meio milhão de euros no «estrito cumprimento da lei» e que devolveria qualquer montante recebido indevidamente. Ora a TAP começou por comunicar em Fevereiro à CMVM que a Dr.ª Alexandre teria renunciado, renúncia que legalmente não seria indemnizada, como aconteceu em cinco outros casos anteriores.

Take 3. Ser mentiroso com sucesso exige boa memória

A TAP começou por dizer que a Dr.ª Alexandre teria renunciado e acabou a garantir 10 meses depois que fora demitida, demissão que obrigaria a TAP a pagar não apenas o meio milhão de euros, mas várias vezes esse valor correspondente às remunerações até ao fim do mandato.

Take 4. A grande família socialista é muito inclusiva

A sociedade de advogados que assessorou a negociação da demissão/renúncia/whatever da Dr.ª Alexandra foi a do Dr. Pedro Rebelo de Sousa, irmão de S. Ex.ª, o PR. A Dr.ª Alexandra é uma amiga do peito da Dr.ª Stéphani Sá Silva, ex-directora jurídica da TAP e esposa do Dr. Fernando Medina, ex-presidente da câmara de Lisboa, onde sucedeu ao Dr. Costa e o favorito para a sua sucessão na liderança do PS.

(Continua)

Sem comentários: