Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/01/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (49b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 49a)

Num Estado sucial, tropa-fandanga

A ministra da Defesa não está a conseguir pôr ordem na caserna, como se dizia na gíria da tropa, e não consegue fazer-se respeitar pelos chefes militares. Talvez a ministra seja mais um exemplo do atingimento da igualdade segundo o critério de Françoise Giroud: «La femme serait vraiment l'égale de l'homme le jour où, à un poste important, on désignerait une femme incompétente.» Ou talvez a ministra seja, afinal, a escolha mais adequada para tomar conta de umas forças desarmadas que não têm condições para manter uma armada nem uma aviação à altura dos compromissos internacionais do país.

Efeitos secundários de um governo socialista

Um inquérito do IMD a mais de quatro mil gestores de 63 países revelou que os factores de atractividade que dependem mais directamente do governo não são atractivos.

mais liberdade

Uma bazuca que dispara tiros de pólvora seca

Até ao final de 2022, as empresas apenas receberam 153 milhões (10,9%) dos 1.410 milhões já pagos pelo PRR, os restantes quase 90% foram pagos a entidades públicas e, ainda assim, os totais pagos são apenas uma pequena percentagem dos fundos disponíveis. No final, é um exemplo raro involuntariamente positivo de uma consequência inesperada da incompetência do governo. Na verdade, em alternativa a torrar dinheiro em projectos duvidosos que apenas acabarão por induzir aumentos do consumo numa conjuntura inflacionária é preferível deixá-lo sossegado.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro» ou a gripe tem as costas largas

Segundo o Instituto Ricardo Jorge, entre 28-11 e 18-12 verificou um excesso de mortalidade de 1.146 pessoas que foi atribuído ao aumento da gripe, o que é um pouco estranho pelas temperaturas vários graus acima das médias históricas em toda a Europa e nomeadamente em Portugal que registou uma média de temperaturas máximas superior a todos os outros países europeus.

No topo da Óropa

Portugal é o 2.º país da UE que mais utiliza o automóvel como transporte de passageiros, o que se percebe como aproveitamento de uma das maiores redes europeias de autoestradas alcatroadas com os muitos milhões dos fundos europeus.

mais liberdade

De volta ao velho normal

O défice crónico da balança comercial, que só depois da queda do governo Sócrates se reduziu drasticamente, está a voltar e em Novembro agravou-se uma vez mais quase 200 milhões de euros para 2.433 milhões em relação ao mesmo mês do ano passado e atingiu desde o princípio do ano 11.700 mil milhões.

O défice da balança comercial não é estranho á descida da taxa de poupança das famílias que no 3.º trimestre desceu a níveis abissais, prenunciando o aumento da descapitalização e do endividamento. Como não é estranho ao aumento das necessidades de financiamento que atingiu máximos desde 2008. Tudo isto apesar do aumento das remessas de emigrantes que são dos poucos portugueses que ainda poupam.

Sem comentários: