Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/12/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (115) - A Passarola Afundada (VII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Sem Custos para o Utilizador, com Custos para os Contribuintes

Durante o consolado do Eng. Guterres, o seu ministro das Obras Públicas Eng. Cravinho inventou as SCUT que segundo ele se pagariam a si próprias através do prodigioso mecanismo do multiplicador socialista. Mais de vinte depois o Ministério Público acordou de um longo sono e acusou dois secretários de Estado do Animal Feroz de terem beneficiado uns dez anos depois de muitos milhões na negociação das concessões rodoviárias e na renegociação das SCUT. A esquerdalhada costuma queixar-se da pesada herança do fascismo, o povo - se não fosse ignaro - deveria queixar-se da pesada herança do socialismo.

Boa Nova

O Dr. Siza Vieira, nos intervalos de anunciar pela enésima vez a venda da EFACEC e da Dielmar, anuncia os amanhãs que cantam que ele ouviu no relatório da OCDE de onde concluiu que Portugal é o país que «mais vai crescer nos próximos anos», no que foi acompanhado por legiões de jornalistas de causas e opinion dealers.

Choque da realidade com a Boa Nova

Infelizmente o relatório da OCDE não parece suportar o entusiamo do Dr. Siza, por várias razões a começar porque o maior crescimento entre 2021 e 2023, por ele anunciado, resulta da segunda maior queda do PIB na OCDE entre 2019 e 2021, e a continuar com as omissões que ele faz que uma simples leitura dos gráficos do relatório permite perceber. Tais como: população a diminuir e a envelhecer, produtividade a crescer pouco, uma das maiores quedas do PIB, turismo pesadamente afectado, condições deterioradas do mercado de trabalho, níveis de actividade e confiança ainda abaixo do nível pré-pandemia, aumento das vulnerabilidades macro-financeiras, declínio do investimento público, elevado desemprego dos jovens, terceiro maior endividamento público da UE, elevado endividamento privado e baixa rentabilidade, etc. Onde a OCDE nos coloca no topo - facto não mencionado pelo Dr. Siza - é na carga fiscal com 1,3% acima da média da OCDE.

Em cima dos 70 milhões em Agosto do ano passado, mais 45 milhões de euros com garantia do Banco de Fomento para a EFACEC nacionalizada por um governo do PS que sucedeu a outro governo do PS que facilitou a entrada de Isabel dos Santos na empresa. É mais uma herança do socialismo.

A Dielmar que ia ser vendida, que já foi vendida, que final ainda não, voltou a estaca zero e foi aberto novo concurso para a compra da marca e dos activos industriais. Se nos lembrarmos que, depois de mais de um ano desta novela, a imagem da marca está pelas ruas da amargura e que os activos industriais estão obsoletos, é prudente não depositar muitas esperança no concurso.

Ainda não é o mafarrico, mas já se sente o cheiro das brasas

Poul Thomsen, que foi até 2020 director do departamento europeu do FMI e primeiro responsável pela equipa da troika em Portugal, não acompanha o entusiasmo do Dr. Siza e em entrevista ao jornal negócios faz um prognóstico pessimista em relação ao futuro dos países de dívida elevada que carecerão de «transferências enormes do Norte para o Sul da Europa» para as quais não haverá a complacência que tiveram os resgates dos anos 10 deste século.

A corrupção pode ficar na mesma. Certo é o aumento do Estado sucial policial...

Em quatro anos a PJ aumentou em 400 os efectivos de inspectores e no próximo ano serão mais 200, isto em cima de um aparato policial que faz do Portugal dos Pequeninos um dos países mais policiados da UE com efectivos por 100 mil habitantes 27% acima da média europeia.

... e do Estado sucial extorsionário

Para o governo do Dr. Costa, mais importante do que combater a corrupção é combater a evasão e a elisão fiscais para o que a Autoridade Tributária, a polícia dos impostos, vai ser reforçada com mais 200 profissionais altamente qualificados.

«Estamos preparados»

A semana passada mais um Hospital, desta vez o Garcia de Orta, com as urgências em colapso, e não, não é por causa da Covid, nem foi novidade. Novidade foi a confirmação da visão da ministra sobre o que deve ser a transparência do SNS ao só divulgar os documentos administrativos e não divulgar os pareceres técnicos e científicos sobre a vacinação das crianças.

São todos iguais mas o socialismo espanhol é mais igual

O governo espanhol já cumpriu meia centena de objectivos, incluindo a aprovação de reformas estruturais, e já recebeu 19 mil milhões por conta da bazuca.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Até Outubro o Dr. Leão aplicou escrupulosamente a receita do seu mestre e antecessor, agora em repouso no BdP. Em dez meses foram executados quase 80% das despesas correntes mas apenas 60% do investimento.

De volta ao velho normal

Durante a governação socialista até ao resgate, tivemos quase sempre os chamados défices gémeos resultantes dos desequilíbrios simultâneos das contas públicas e da balança comercial, que só desapareceram com as medidas impostas pela troika. Pois bem, estamos a voltar aos défices gémeos. Já tínhamos os défices das contas públicas, salvo em 2019, no ano do brilharete do Dr. Centeno conseguido à custa de cativação e cortes no investimento, e agora vamos voltando ao défice da balança comercial que em Outubro voltou a aumentar para quase dois mil milhões e até Outubro para mais de 14 mil milhões.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aininas