Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

12/12/2021

ACREDITE SE QUISER: Joe Biden dá tiros nos pés (dos pobres e da classe média)

Economist
Uma das medidas do pacote do presidente Biden no campo fiscal diz respeito à chamada dedução SALT («state and local tax») que, adoptada há mais de um século, permitia aos contribuintes americanos deduzir os impostos sobre os imóveis pagos a nível estadual aos impostos sobre o rendimento a nível federal, o que em 2017 custou $370 mil milhões ou quase 2% do PIB. 

Sob a administração Trump foi adoptado um limite anual de $10 mil para essa dedução.

Agora o Partido Democrata pretende aumentar o limite anual de $10 mil para $80 mil, o que além de custar $275 mil milhões nos próximos 5 anos tem um efeito fortemente regressivo, beneficiando quase só 1 em cada mil contribuintes (ver diagrama ao lado).

De modo que um dos resultados do Build Back Better Act, já aprovado na Câmara dos Representantes e em discussão no Senado, que segundo Biden visava melhorar a situação da classe média, pode ser em, vez disso, melhorar a situação dos bilionários, a um custo que é superior à despesa prevista para os subsídios para reduzir a pobreza.