Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/12/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (117) - A Passarola Afundada (IX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

«Agora é oficial. Vem na primeira página do semanário de reverência»

Segundo as projecções do FMI, a que o Expresso dá destaque, nos vinte e sete anos de 2000 até 2026 o PIB per capita do Portugal dos Pequeninos cairá da 35.ª para a 46.ª posição mundial. Não certamente por acaso, dos 21 anos já decorridos o PS foi governo durante 15 anos.

Vem a propósito referir que foram divulgados os números definitivos do PIB de 2020 confirmando que teve uma queda de 8,4%, a maior desde que o INE foi criado em 1954.

Mas como? se a especialidade do socialismo é subsidiar zombies

O Dr. Centeno desde que saiu do governo para o BdP tem vindo a ter epifanias que nunca o assaltaram durante os quatro anos em que por lá andou a ajudar o Dr. Costa a chegar ao ponto onde estamos. A última dessas epifanias foi a conclusão no relatório de estabilidade financeira de Dezembro do risco de «‘zombificação’ das empresas portuguesas» e a necessidade de dispor de «um processo célere e eficaz que permita que estas saiam do mercado e que os recursos possam ser reafetados a outras atividades». É claro que o Dr. Centeno não descobriu nada de novo, porque isto é algo que vem nos livros desde pelo menos o último quartel do século XVIII, mas dito por um ex-ministro das Finanças Socialistas do Portugal dos Pequeninos pode ser chocante.

A 'zombificação' das empresas públicas a cargo do pedronunismo

Imagino que para o Dr. Pedro Nuno Santos a Óropa é o Dr Jekyll quando abre os cordões à bolsa e o acesso à mineração do guito europeu e o Mr Hyde quando define regras, impõe condições, desaprova fantasias ou verifica medidas. Como agora, com a tentativa de extorsão de dinheiro aos contribuintes para "sanear" a dívida da CP que pelos vistos terá de passar pela aprovação da CE.

Ou como com o plano de reestruturação da TAP aprovado um ano depois com meia dúzia de condições benévolas, que qualquer investidor distraído consideraria insuficientes, serão para o Dr. Pedro Nuno e os seus compagnons de route imposições draconianas, como seja a venda da tralha que os sucessivos governos socialistas atrelaram à TAP, exceptuando a Portugália comprada a pedido do Dr. Ricardo à Espírito Santo Internacional pela TAP no governo do Eng. Sócrates, do qual era ministro o Dr. Costa.

Entre as participadas a vender está a Manutenção & Engenharia comprada à Varig em 2005 com a intermediação do Dr. Lacerda Machado, um amigo do peito do Dr. Costa que também negociou a compra pelo governo da participação de David Neeleman e de seguida entrou na administração da TAP. A venda da Manutenção & Engenharia abre uma nova oportunidade ao Dr. Lacerda Machado.

Estima-se que irão ser enterrados € 3.200.000.000 na TAP dos quais mais 536 milhões já dentro de dias, os quais se somam aos 1.200 milhões enterrados em 2020 e aos 482 milhões em 2021. Seja como for, é apenas uma estimativa a que, com elevada probabilidade, o Dr. Pedro Nuno, se o deixarem, aplicará o multiplicador socialista. Entretanto, o Dr. Pedro Nuno fantasia com uma putativa integração do seu brinquedo num grupo de aviação.

A cremação pública dos zombies privados a cargo do Dr. Siza Vieira

É uma espécie de divisão de tarefas, um trata dos zombies públicos e outro dos privados. A EFACEC ou «Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central» está há um ano e meio a ser vendida pelo Dr. Siza depois de a ter nacionalizado à Dr.ª Isabel dos Santos. Como sempre, era para não custar nada e o nada já vai em 311 milhões, estimativa a que, uma vez mais, se aplicará o multiplicador socialista.

O Dr. Siza já estava em Agosto numa «corrida contrarrelógio para salvar a Dielmar» desistiu depois de lá torrar uns 8 milhões e deixou a coisa entregue ao administrador de insolvência que queria vender pelo mínimo de 384 mil euros e a melhor proposta, porque única, foi de 250 mil.

Com uns quatro centenas de milhões torrados, o Dr. Siza cede irremediavelmente o primeiro lugar ao Dr. Pedro Nuno que entre TAP e CP vai seguramente passar os quatro mil milhões. Por alguma razão o Dr. Pedro Nuno espera suceder ao Dr. Costa, enquanto o Dr. Siza, apesar de amigo do Dr. Costa, só pode aspirar a voltar à Linklaters e fazer uns negócios com um Dr. Pedro Nuno putativo primeiro-ministro.

O que importa não é o precariado. Importante é quem contrata o «precário»

Integrar como vitalícios os trabalhadores "precários" (que raio de nome!) tem sido uma bandeira dos governos socialistas desde o Eng. Guterres que em poucos meses aumentou em dezenas de milhar os efectivos dos utentes da vaca marsupial pública. Não obstante, a Segurança Social acabou de lançar um concurso para contratar 215 assistentes técnicos por quatro anos, uma gota de água no oceano dos 80 mil funcionários públicos que o Dr. Costa já contratou, a que juntarão em breve mais 1.000 estagiários.


Mais um hospital com as urgências em colapso, desta vez o da Póvoa do Varzim. E se o ano passado por esta altura o colapso do SNS era difícil de entender, este ano a maior transmissibilidade da variante Ómicron, que tem sido invocada para justificar medidas discutíveis e induzir o pânico, não justifica até agora nem as medidas nem o pânico, como se vê no gráfico seguinte.

Observador

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A dívida total da economia, ou seja, do Estado e suas adjacências, das empresas e das famílias subiu 1.100 milhões de euros em Outubro atingindo 765,6 mil milhões

O resultado dos incentivos socialistas à habitação acessível

As rendas da habitação continuam a aumentar e no terceiro trimestre registaram um aumento homólogo de 7,4%. Poderia ser espécie de case study da inutilidade, na melhor hipótese, ou, na pior hipótese, dos efeitos perversos das políticas públicas de habitação social recorrentemente anunciadas em concorrência pelos Dr. Medina e Dr. Pedro Nuno Santos, putativos sucessores do Dr. Costa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que percebi, depois da injeção dos 536 milhões no fim deste ano, ficam a sobrar só 1200 milhões, o que já dá para ver que não vai chegar para nada.
É melhor começarem já a negociar um novo plano com Bruxelas.

Anónimo disse...

O António Pedro de Vasconcelos vai entrar com o dinheiro em falta. Agora que a TAP funciona novamente como buraco negro na carteira dos contribuintes, bem lhe podiam dar uma comenda.
Espera-se em vão que a dívida externa seja o tema central na campanha eleitoral, mas não. A maior dívida da História não assusta nenhum dos partidos.
Portugal acabou mesmo em 1974.

Anónimo disse...

Enquanto a Central de Cervejas e a Unicer, produzirem cerveja o País não está assim tão Mal