Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/09/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (101) - Em tempo de vírus (LXXVIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

No perder é que está o ganho

Comprar empresas inviáveis é uma das especialidades dos governos do Dr. Costa. Quem pensa que me estou a referir à TAP, pense duas vezes porque há mais exemplos, como o da EFACEC que foi comprada à Dr.ª Isabel e está para ser vendida desde Julho do ano passado, em Abril foi dito que não será antes do Verão e quando o Verão ia a meio o Dr. Siza disse-nos que o "não será antes" pode ser prorrogado.

E foi prorrogado, mas o importante é tratar-se de mais uma empresa inviável que Diogo Horta Osório, que sabe do que fala, baptizou de Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central, por razões que aqui explica. Razões que, por outras palavras, também aqui foram explicadas pelo jornalista António Costa.

O Dr. Leão considera o governo do Dr. Costa como uma pandemia. E tem razão



Ora, como se pode ver no diagrama, o impacto na dívida desde o início da pandemia foi pouco mais de metade dos 30 mil milhões. O que ultrapassou os 30 mil milhões foi o impacto na dívida dos governos do Dr. Costa desde o início de 2016 com o Dr. Centeno e o seu herdeiro Dr. Leão a tomarem conta das finanças.

Boa Nova

Com grande excitação mediática, foi anunciado um crescimento homólogo de 15,5% no segundo trimestre, o segundo maior crescimento trimestral desde 1996.

Choque da realidade com a Boa Nova

A má notícia é que o crescimento homólogo de 15,5% no segundo trimestre só foi possível pela queda histórica de 16,5% no segundo trimestre de 2020, o que significa que o PIB do segundo trimestre de 2021 é 3,56% inferior ao de 2019. E também não ajuda saber que o crescimento do segundo trimestre de 2021 se deve bastante ao aumento do consumo e não do investimento e que o crédito ao consumo e o crédito à habitação voltaram a disparar.

O governo socialista do Eng. Sócrates anunciou em 2006 o projecto prioritário do novo Hospital Central do Alentejo orçamentado em 150 milhões (estimativa que será submetida ao multiplicador socialista para determinar o custo final) e financiado em 40 milhões por Bruxelas, milhões que se perderão se até ao final de 2023 não estiver concluído o projecto que está agora na fase de levantamento arqueológico. (fonte)

Quanto ao Programa Renda Acessível do Dr. Medina, continua a ser um êxito imparável: o sétimo concurso teve mais de 5 mil candidaturas e atribuiu 116 habitações.

Já escrevi várias vezes nestas crónicas sobre o IVAucher e não resisto a citar o veredicto da Dr.ª Ferreira Leite que, vindo de uma ex-ministra e ex-líder do PS-D, é definitivo: «não é um incentivo fiscal. É um anúncio intencionalmente falhado». E a confirmar a tese da Dr.ª Leite, foi anunciada mais uma mudança no IVAucher: o consumidor paga tudo e recebe, no dia seguinte, uma devolução igual ao desconto aplicado. O pagar está garantido, o devolver é um anúncio.

O cantinho do pedronunismo

Ó da Comissão Europeia, digam lá isso ao Dr. Pedro Nuno


A especialidade do Dr. Pedro Nuno são as limpezas...

Em resposta à ameaça que pairava sobre os comboios da CP que arriscavam parar «por falta de limpeza», o Dr. Pedro Nuno num rasgo de eficácia administrativa «demorou apenas 24 horas a adjudicar a quatro empresas a limpeza dos comboios e instalações».

Enquanto tratava da limpeza dos comboios o Dr. Pedro Nuno ainda teve tempo para ir promover a sua pessoa e o seu programa de renda acessível a Marco de Canavezes

... e os anúncios

Como por exemplo o anúncio de que «vamos investir mais na ferrovia do que na TAP». Sabendo que o dinheiro (ao qual o Dr. Pedro Nuno chama investimento) subtraído aos contribuintes será torrado na TAP, faz recear o pior para a ferrovia, o anúncio é preocupante.

Por uma vez, o TC livra-nos de uma tentativa de intrusão

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional por unanimidade a lei aprovada pelo PS, PSD, BE e PAN permitindo o acesso a emails sem autorização de um juiz .

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Se há coisa que o governo do Dr. Costa faz bem é contratar pessoal para alargar a sua freguesia eleitoral. Para fazer mover os utentes da vaca marsupial pública tem pouco jeito, como se confirma nas filas de atendimento e no caos nas Lojas do Cidadão para renovar os cartões dos ditos.

O Estado sucial é um caloteiro

As dívidas vencidas do SNS com mais de 90 dias aumentaram em Julho 69 milhões atingindo 675 milhões de euros.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Uma medida da dependência do Portugal do Dr. Costa à UE é a parte da dívida pública comprada pelo BCE nos 12 meses terminados em Março de 2021: 211% das emissões de obrigações líquidas o que compara com 130% da Zona Euro.

2 comentários:

Anónimo disse...

-16,5% em 2020 e +15,5% em 2021 dá que estamos apenas a 96,5% de 2019

Bilder disse...

é fazer as contas...e vão vir(como diria o Futre) muitos mais,de avião ou de navio.