Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/09/2021

O multiplicador socialista multiplica as previsões. Isso está provado. Quanto aos efeitos, nem por isso. Por que seria diferente desta vez?

Segundo o estudo Avaliação do Impacto Macroeconómico do Portugal 2020 da Faculdade de Economia da UP para a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, os 30,6 mil milhões de euros do Portugal 2020 terão um efeito multiplicador de 3,01 até 2073.

Desde 1989 até ao presente os contribuintes europeus nossos benfeitores entornaram no Portugal dos Pequeninos 130 mil milhões de euros, fazendo dos portugueses os segundos (QCA I e QCA II), primeiros (QCAIII) e quartos (QREN) mais apoiados per capita (fonte: Fundos Estruturais: desafios do passado e do futuro, Daniel Traça, Nova)

Vejamos os efeitos "multiplicadores" desses 130 mil milhões no crescimento do PIB per capita e na melhoria da produtividade no período 1889-2020 comparativamente com a Zona Euro e com o período  1960-95.


Temos de concluir que sem as bazucas da Óropa no período 1960-95 (que por coincidência termina no primeiro ano de um ciclo de 25 anos em que o PS governou durante 19 anos) progredimos em média muito mais do que nos 25 anos seguintes.

Sem comentários: