Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/09/2021

O Portugal dos Pequeninos e das casinhas sob o Estado sucial governado pelo PS

Em 2000 Portugal era o 28º país a nível mundial com maior património líquido (diferença entre activos e dívidas). Em 2020 desceu para 33.º, ainda assim superando a Noruega, a Finlândia, a Grécia e a Irlanda, por exemplo. Em termos de património líquido per capita os portugueses adultos estão agora na 30.ª posição.

Já em termos de produção, o PIB nominal previsto para este ano coloca-nos em 49.º, 16 lugares abaixo do ranking da riqueza. E porquê? Principalmente porque, apesar dos portugueses serem pouco produtivos, quase três quartos das famílias são proprietárias da habitação, contra dois terços das famílias europeias, o que conta para o património. A propósito recorde-se que mais de 700 mil fogos estão devolutos, o que é um verdadeiro desperdício.

Enquanto isso, o aparelho do Estado governado pelo Dr. Costa engordou 11% em 6 anos inchando com mais 72 mil funcionários públicos.

Moral da estória: sufocados por um Estado sucial omnipresente ocupado por apparatchiks, compramos muitas casinhas, investimos pouco, produzimos pouco e somos cada vez mais pobres em termos relativos.

[Dados sobre o património citados aqui]

Sem comentários: