Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/09/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (102) - Em tempo de vírus (LXXIX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O preço da geringonça como albergue espanhol 

Quando um dia for feito o balanço dos danos causados pelo albergue espanhol inventado pelo Dr. Costa para formar governo perdendo eleições, aos danos tangíveis resultantes das capitulações sistemáticas ao PCP e ao BE, e pontualmente ao PAN, danos tais como o inchaço do aparelho do Estado, a dívida pantagruélica, o crescimento anémico, etc., deveremos adicionar os danos intangíveis que vão desde a transformação das escolas em fábricas de manipulação das mentes, até coisas mais miúdas como o trespasse do Teatro D. Maria, primeiro a um comunista que queria matar "fascistas" e depois a outro que quer transformar o teatro num centro de propaganda LGBTIQQAAP, ou coisas mais subtis como o mantra do Sr. Jerónimo de Sousa que, em vez de lamentar o fim das liberdades no Afeganistão, celebra a ascensão do fanatismo talibã proclamando «o imperialismo acaba de sofrer mais uma humilhante derrota no Afeganistão.».

O surto inventivo inventado pelo governo do Dr. Costa descompôs-se (já estão a trabalhar para o compor)

A queda de sete lugares no ranking europeu da inovação está a ser um escândalo e um passa-culpas. Na verdade, a queda não carece de explicação, é a subida de seis lugares nos últimos seis anos que deveria ser explicada, como aqui mostra o Impertinente.

Take Another Plan. Decorridos nove meses, o plano do Dr. Pedro Nuno não está "operacionalizado"

Se a nova CEO praticar uma gestão tão sofisticada como o nome (Christine Ourmières-Widener), fará voar a TAP nas alturas. Por enquanto só nos diz que tem «intenção de operacionalizar o plano de reestruturação em outubro». Quem já operacionalizou a oposição à entrada do dinheiro dos contribuintes foi a Ryanair cujo CEO garantiu que não aceitaria a TAP nem de borla. Também S. Ex.ª o PR, operacionalizou a sua conversa sensibilizando Mme Ourmières-Widener para o muito dinheiro dos portugueses que os governos têm torrado na TAP (ele usou o verbo "investir").

Boa Nova

Continuam as celebrações do «segundo maior crescimento da UE no segundo trimestre» resultante da queda histórica de 16,5% no segundo trimestre de 2020, a que se acrescentam as celebrações das «exportações (que) disparam 11% e regressam a níveis pré-pandemia», omitindo que as importações aumentaram 21,4%, pelo que o défice da balança comercial aumentou 662 milhões em relação a Julho do ano passado, e gradualmente o país se aproxima do padrão habitual nas últimas décadas (leitura recomendada O regresso do défice externo, de Daniel Bessa)

Choque da realidade com a boa nova «e a orquestra continua a tocar»

O programa IVAucher de desconto do IVA foi anunciado em Novembro, oito meses após o início da pandemia, era para arrancar catorze meses depois e decorridos dezasseis meses ainda estão por fechar os acordos com a banca.

A EFACEC comprada à Dr.ª Isabel está para ser vendida desde Julho do ano passado, já foi anunciada a venda vezes sem conta e agora dizem-nos que será no Novembro. Qual é afinal o problema? É uma Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central e o governo vai ter de usar o dinheiro dos contribuintes para que lhe comprem as acções que nacionalizou.

«Quantas adesões registou o «Chave na Mão – Programa de Mobilidade Habitacional para a Coesão Territorial», pergunta-se Helena Matos, e eu com ela.

A situação nunca é tão má que o socialismo não a possa piorar

O SNS está em decadência pela mão deste governo devido à falta de investimento e à reposição do horário de 35 horas semanais, tudo agravado pela incompetência da gestão. Contudo, se há carência injustificável é a de médicos num país que tem 5,5 médicos por mil habitantes muito acima da média de 3,5 por mil da OCDE e o terceiro maior índice na UE que tem em média 3,8 por mil. Face a esta relativa abundância o ministro da Ciência diz que são precisos mais médicos e anuncia a abertura de mais faculdades de medicina.

As boas notícias, ou o que se faz passar por elas, enchem os mídia. É o notável crescimento do PIB quando comparado com a queda abissal, a redução do desemprego, que não inclui quem desistiu de procurar emprego, e o aumento da população activa, escamoteando a queda de 71 mil empregos de 4.913 mil em 2019 para 4.842 em Julho deste ano, em linha com o aumento de 11,3% das insolvências até Agosto. Queda que não impediu o Dr. Siza, cada vez com menos sizo, de proclamar que «em julho, tivemos o maior número de pessoas empregadas em Portugal do que alguma vez tivemos na nossa história».

Sem comentários: