Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/01/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (66) - Em tempo de vírus (XLIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Constitucional é o que o homem quiser

Dispõe a Constituição que S. Ex.ª jurou cumprir dever o orçamento respeitar «as obrigações decorrentes de lei ou de contrato». O contrato assinado pelo governo do Dr. Costa com o fundo Lone Star estipula uma última tranche a pagar pelo Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021. S. Ex.ª acaba de promulgar o OE 2021 que não autoriza a transferência dessa tranche.

Para os amigos tudo

A ministra da Justiça escolheu um juiz seu conhecido em detrimento da primeira classificada do concurso para procurador europeu por um júri internacional. A coisa deu bronca em Bruxelas e agora soube-se que a «carta enviada para a UE tem dados falsos sobre magistrado preferido do Governo para procurador europeu», conforme nos explica o Expresso numa peça a que deu o bondoso título de «Governo erra em CV do procurador europeu».

O Dr. Costa vai presidir a quê?

Depois de Frau Merkel, a outrora nazi e agora nosso farol Angela, lhe ter passado a pasta com o Brexit resolvido, a bazuca carregada, o orçamento aprovado e as vacinas a caminho, de que vai tratar o Dr. Costa durante a presidência portuguesa? Ora, do que haveria de ser? Do costume, spin doctoring, agitprop e lóbi.

TAP, uma companhia de bandeira socialista com uma estratégia pedronunista

Agora que o Dr. Pedro Nuno meteu o rabito entre as perninhas anunciando querer a Lufthansa como sócio, sem fazer a menor ideia se Lufthansa o quer como sócio, o Sindicato dos pilotos da TAP anunciou querer um acordo igual ao da Lufthansa mostrando assim que adopta o princípio bem lusitano de sol na eira e chuva no nabal.

O plano de vacinação foi feito em cima do joelho. O plano de agitprop, não. Dr.ª Temido promovida a ministra da Propaganda

No que pareceu ser uma remodelação ministerial ad hoc. a Dr.ª Temido surgiu como uma espécie de ministra da Propaganda a pousar para as câmara de TV nas "cerimónias" de administração de vacinas por esse país (pode ler-se aqui um relato da performance). Vá lá, não trauteou A Internacional.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Falando em vacinas, Paulo Moreira, um conhecido especialista em saúde pública, afirmou nesta entrevista em vídeo a partir do minuto 18, publicada em 27 de Novembro, que o governo português estava a pagar por cada teste mais de 50 euros, enquanto o governo espanhol pagava menos de 10 euros pelo mesmo teste. Até agora não foi desmentido.

Os profissionais da saúde são todos iguais? São, mas há uns mais iguais do que outros

O governo incluiu os profissionais de saúde do SNS na lista prioritária de vacinação. Não se discute. Os profissionais de saúde que não são funcionários públicos esses não são prioritários. Estão "no privado", como se diz no politiquês esquerdalho para designar o país que não está pendurado no Estado sucial.


Com a vacinação em marcha ainda não se sabe quais são os serviços críticos incluídos na primeira fase.

Segundo as estimativas do blogue Nos cornos da covid, que me parecem fundamentadas, o impacto líquido da pandemia no aumento da mortalidade em relação à média explica cerca de 3.800 mortes e a falta de resposta do SNS (um milhão de consultas e uma centena de milhar de cirurgias adiadas) para as outras patologias explicará cerca de 8.500.

Boa Nova

Em Março de 2008 o Sr. Eng. Sócrates anunciou que «o concurso para o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa, será lançado a 10 de Abril».

No dia 22 de Dezembro o spin do governo anuncia um acordo da Galp para refinar lítio nas instalações de Matosinhos que vão fechar.

No final da semana passada a ministra do SNS anunciou o início da vacinação nos lares na semana seguinte.

Choque da realidade com a Boa Nova

Nove anos depois do anúncio, foi lançado o concurso do Hospital de Todos os Santos, agora com o nome Hospital de Lisboa Oriental, que doze anos depois ainda não foi adjudicado.

Uma semana depois do anúncio, a Galp diz que «não há nenhum projecto de refinação de lítio para Matosinhos».

Prognósticos só no fim do jogo

As previsões de crescimento do PIB em 2021 vão desde 1,7% da OCDE a 6,5% do FMI, passando por 4,8% do Conselho das Finanças Públicas e 5,4% do governo do Dr. Costa e da Comissão Europeia. No que todos parecem convergir é que em 2021 o PIB será inferior ao de 2019.

Um tiro de pólvora seca com a bazuca carregada pelos "frugais"

Deveria esperar-se que os dinheiros da Óropa fossem dirigidos ao investimento para ultrapassar os nossos crónicos handicaps: descapitalização crescente e baixa produtividade que explicam a ultrapassagem sucessiva pelos sobreviventes do colapso do império soviético. Nas prioridades de investimento para aplicar o donativo de 14 mil milhões dos frugais só com dificuldade se consegue encontrar algo de que possa resultar a superação de algum desses handicaps. Encontramos, sim, sem dificuldade, melhorias da habitação social, do bem estar dos velhinhos e das crianças, do ambiente. Já vimos este filme várias vezes, com outros enredos e outros actores da mesma companhia.

No poupar é que está o ganho

Depois de cinco anos a torrar dinheiro com a redução para as 35 horas, a reposição das mordomias da freguesia eleitoral e a poupar no investimento público, não seria propriamente uma surpresa saber-se que quando a crise provocada pela estratégia do governo de resposta à pandemia carecia de "despejar" dinheiro na economia, o governo português fez o quinto menor esforço orçamental dos países da UE.

O estado do Estado Sucial administrado pelos socialistas

Com a aprovação da proposta de Lei 68/XIV do novo regime jurídico das freguesias (uma exigência do PCP para votar deixar passar o OE 2021) poderão ser criadas freguesias com um mínimo de 900 eleitores e no interior com um mínimo de 300 eleitores. Pelas contas do governo, poderão ser adicionadas 600 freguesias às cerca de 3.100 que Passos Coelho lhes deixou depois de ter reduzido cerca um milhar. São estas as reformas da geringonça, agora meia coxa.

Reagindo a uma espécie de massacre de veados, gamos e javalis na herdade da Torre Bela, massacre que vai dar muito jeito para instalar os parques já projectados de energia solar, o ministro do Ambiente aproveitou para fazer as suas palhaçadas do costume e convocou o Conselho Nacional de Caça algo desaparecido em parte incerta há 20 anos.

Até se conhecer a disputa entre a GNR e a PSP para escoltar as vacinas, pensava-se que um episódio como este seria coisa mais própria de uma república das bananas presidida por um coronel Tapioca. Percebemos agora que também se pode passar numa república dos bananas presidida pelo papagaio-mor do reino

Os sonhos húmidos da esquerdalhada estão perto de ser realizar

Recordam-se dos protestos contra o turismo que destruía as cidades, dos navios de cruzeiro que poluíam o porto de Lisboa, do alojamento local que prejudicava o arrendamento, etc.? Pois estes problemas já estão em via de solução com metade da hotelaria fechada, novas quedas homólogas em Novembro de 76% do número de hóspedes e de 47% dos gastos dos turistas.

Sem comentários: