Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/01/2021

As aparências iludem ou de como as craques da bola são mais importantes do que os misters

Os cemitérios do futebol estão cheios de treinadores geniais, como Mourinho ou Jesus, que frequentemente passam de bestiais a bestas numa época. Apesar disso, o mito do mister milagroso resiste tal como o mito dos pilotos geniais de F1 que seriam mais importantes do que tudo o resto.

Para escrutinar o mito, os estaticistas da Economist analisaram em tempos 15 anos de dados da liga inglesa e concluíram que «as chances de um treinador superdotado manter esse sucesso num novo clube são pouco melhores do que um cara ou coroa. A causa provável do “declínio” de treinadores que já foram festejados como Mourinho não é que eles perderam o controle, mas que suas vitórias iniciais foram devidas mais aos jogadores e à sorte do que à sua própria magia».

Para medir os desempenhos dos treinadores tiverem de separar os desempenhos dos jogadores, explorando o filão da série FIFA da Electronic Arts que avalia todos os anos 18.000 jogadores, com base em suas estatísticas e relatórios subjetivos de 9.000 fãs. O resultado é visível no diagrama seguinte evidenciando a maior impacto craques no sucesso das equipas.  


Separados os desempenhos dos jogadores, ressalta o declínio do sucesso dos treinadores à medida que mudam de equipa.

Em relação ao "nosso" Mourinho a conclusão não é diferente.

Sem comentários: