Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/01/2021

ARTIGO DEFUNTO: Manaus na Amadora

Recordam-se da falta de oxigénio num hospital de Manaus, uma prefeitura do Estado da Amazonas no Brasil, um escândalo mediático à pala da qual jornalistas de causas e opinion dealers se babaram de indignação em telejornais e em páginas de jornais?

A notícia deu dezenas de peças nos mídia portugueses e teve títulos como:

Da amostra destaco a última peça que alude à ajuda do chávismo que governa um país onde falta tudo desde a comida até ao petróleo (maiores reservas mundiais), passando pela água (rio Orinoco, o quarto maior caudal do mundo). 

Uma semana depois, no hospital Amadora-Sintra deu-se «um colapso na rede de oxigénio», imediatamente reduzido pela administração do hospital a um soporífero «conjunto de constrangimentos na rede de fornecimento de oxigénio medicinal», que obrigou à transferência de dezenas de doentes para outros hospitais.

Se esse colapso ou conjunto de constrangimentos tivesse ocorrido durante a vigência da parceria-público privada com o grupo Mello, cuja gestão fez do hospital um case study com indicadores de qualidade e de custos muito melhores do que os dos hospitais de gestão pública, teríamos certamente ondas de indignação contra os "privados", como tivemos ondas de celebração quando foi cancelado o contrato de PPP. Em vez de ondas de indignação com alusões ao Dr. Costa e à Dr.ª Temido, tivemos notícias inócuas e tranquilizadoras, tais como:

2 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente nojento
.
Mas não esqueçamos : trata-se de "prostitutas" pagas a 15 milhões...

Anónimo disse...

Foi por algum motivo — estúpido, claro — que se anunciou que o depósito (tanque) de oxigénio tinha sido substituído... Inté devia estar cheio da gás; foi uma trabalheira.
Abraço.