Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

27/01/2021

Lost in translation (348) - Fiscalização? Neste país isso não se usa

«Perante o resultado das eleições, António Costa pede a Marcelo "profícua cooperação institucional", o que é um pedido incompreensível. Na CRP, a figura de PR serve para fiscalizar o governo, não serve para cooperar com o governo. Mas, pronto, a minha ideia de António Costa é que teve sorte, não me parece ser particularmente inteligente, mas também não é burro o suficiente para não aproveitar a sorte que tem. Para além disso, em terra de cegos, quem tem um olho é rei, e os outros políticos são bastante medíocres

Concordo com Rita Carreira quando escreve que o Dr. Costa teve sorte, não é burro o suficiente e tem um olho em terra de cegos. Não concordo com o PR servir para fiscalizar o governo.

Rita Carreira está há demasiado tempo nos EUA e por isso já esqueceu que no Portugal dos Pequeninos não se usam os checks and balances. Não é que não existam esses mecanismos constitucionais. Existir, existem, mas no caso dos PR o que se pratica é a cooperação institucional que pode assumir duas formas consoante PR e PM estejam ou não momentaneamente alinhados por uma convergência de interesses (e não necessariamente por serem do mesmo partido).

Se alinhados, a cooperação institucional consiste em o PR levar ao colo o PM. Caso contrário, a cooperação institucional consiste em o PR conspirar por todos os meios ao seu alcance - incluindo presidências abertas, instituição que deve ser única no mundo - até estarem reunidas as condições para a queda do PM (por exemplo, um líder do seu partido apto a vencer as eleições seguintes) ou até ao final do mandato, whichever is the earlier.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que a R Carreira já nem sabe o que são sardinhas no pão.
Abraço

Bilder disse...

O Costa das chamuças teve um grande padrinho(quem ainda se lembra do conluio para tirar o Seguro e meter o "poucochinho" antes das eleições 2015/16?)agora defunto e à espera de panteão.